Itajaí passa a oferecer cursos on-line com foco no primeiro emprego

Profissionalizações nas áreas de Logística, Varejo e outras são ministradas pelo Instituto PROA, que já formou mais de 8,5 mil jovens no Brasil
Data de inclusão: 15/02/2022 14:34

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, assinou nesta terça-feira (15) um termo de cooperação com o Instituto PROA. A Organização Não Governamental promove cursos para dar condições de empregabilidade aos jovens. Com a assinatura, jovens entre 17 e 22 anos de Itajaí poderão fazer cursos on-line, gratuitos e com foco no primeiro emprego.

Serão ofertadas vagas a candidatos que estejam cursando ou tenham concluído o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas. Serão duas turmas disponíveis e as inscrições podem ser feitas no site, até 8 de março para a primeira turma e, até 25 de julho, para a segunda. As aulas on-line são compostas por diferentes módulos.

“Esse convênio passa a ser mais uma importante ferramenta no fomento ao desenvolvimento profissional dos nossos cidadãos. Sabemos que dar condições e oportunizar o primeiro emprego é fundamental para que os jovens evoluam no mercado de trabalho e, além de qualificar, o PROA direciona os alunos para as oportunidades oferecidas por empresas parcerias”, comenta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Thiago Morastoni.

A Plataforma PROA oferece em sua formação básica aulas de Autoconhecimento (20 horas), Planejamento de Carreira (20 horas), Projeto Profissional (20 horas), Raciocínio Lógico (20 horas) e Comunicação (20 horas). Depois dessa etapa, os estudantes podem optar por seis tipos de capacitações mais específicas nas áreas de Domínio de Excel e Análise de Dados, Minha Carreira em Vendas, Administração, Logística, Promoção de Marcas e UX Design.

“Nossa chegada em Santa Catarina está marcada por otimismo. E estamos muito animados em estarmos juntos com a Prefeitura de Itajaí, uma das cidades que mais cresce no Estado, criando oportunidades aos jovens itajaienses. Fizemos uma ampla pesquisa com mais de 70 empresas e, a partir dela, entendemos quais são as competências necessárias para que os jovens estejam preparados para as reais demandas do mercado de trabalho”, comemora a CEO do PROA, a catarinense Alini Dal’Magro.

O ingresso no mercado de trabalho é um desafio para os jovens de todo país. Segundo o IBGE, no terceiro trimestre de 2020, o Brasil registrava uma taxa de desemprego de 31,4%, na faixa dos 18 aos 24 anos. Entre os fatores que dificultam a conquista do primeiro emprego estão a inexperiência, a falta de profissionalização, os problemas de comunicação e a dificuldade em reconhecer e estimular as próprias habilidades.
O PROA foi criado em 2007, em São Paulo, a partir de um grupo de empresários. O Instituto desenvolveu plataforma e metodologia própria. Desde a fundação, passaram pelo curso mais de 8,5 mil alunos e 9 de cada 10 formados conseguiram conquistar um emprego em boas empresas.

A Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi) será parceira do projeto divulgando as ações da Plataforma PROA no Município.

Itajaí passa a oferecer cursos on-line com foco no primeiro emprego