Unidades escolares de Itajaí estão preparadas para receber quase 39 mil estudantes na volta às aulas

Atividades iniciam na próxima segunda-feira (07) no formato 100% presencial
Data de inclusão: 03/02/2022 16:01

Os estudantes da Rede Municipal de Ensino retornam às unidades escolares a partir da próxima segunda-feira (07) com aulas 100% presenciais. Para garantir a segurança dos quase 39 mil alunos, além de professores e demais profissionais, a Secretaria de Educação de Itajaí seguirá todos os protocolos de prevenção à Covid-19 e reforçará as medidas sanitárias em toda rede, como uso de máscaras, oferta de álcool em gel e a fiscalização de aglomerações em espaços fechados.

Além disso, a Portaria nº 79/2022 do Governo do Estado determina que as salas de aula deverão ter a ventilação intensificada, com portas e janelas abertas. A nova regra do Estado também retira a obrigatoriedade de distanciamento social nas salas de aula e permite o retorno de todos os estudantes de forma simultânea às aulas presenciais. As regras de distanciamento continuam válidas apenas nos locais de alimentação escolar: 1,5 metro para ambientes sem ventilação e 1 metro para ambientes com ventilação. Alunos com comorbidades poderão optar pelo ensino remoto mediante apresentação de laudo médico

“Nossos gestores estão orientados para seguirem monitorando casos de Covid-19 nas unidades escolares a fim de garantir a segurança das operações por meio da prevenção, detecção rápida e controle da doença. Dentro das unidades temos planilhas que são atualizadas sempre que ocorrer um caso de afastamento por Covid-19 e a unidade passa prontamente por desinfecção. Lembramos ainda que temos um ambulatório dentro da Secretaria de Educação à disposição de todos os profissionais da nossa rede, das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira”, afirma a secretária municipal de Educação, Elisete Furtado Cardoso.

Materiais e uniformes escolares

Os materiais escolares entregues anualmente aos estudantes da Rede Municipal de Ensino já estão sendo distribuídos. Até está quinta-feira (03), 85% das unidades haviam recebido os itens básicos. Elas serão as responsáveis pelo repasse a todos os alunos. Na Escola Básica Aníbal César, a maior da rede, os 1.451 estudantes receberão os materiais escolares no primeiro dia de aula. A direção da unidade organizou os kits para cada fase escolar nas salas de aula.

Os uniformes escolares também serão disponibilizados a todos os estudantes do Município, diretamente na unidade em que estudam. O cronograma com as datas das entregas para as unidades escolares deverá ser divulgado até o início da próxima semana. A entrega é organizada por polos e vai iniciar pelos bairros Itaipava, Limoeiro e Campeche. Quando a Secretaria de Educação finalizar a entrega dos uniformes de verão, começa a distribuição dos uniformes de inverno (previsão para final de março/início de abril). O investimento neste ano com os uniformes para estudantes é de R$ 5,5 milhões.

Reformas e ampliações reforçam a Rede Municipal de Ensino

Em 2022, duas novas unidades de ensino iniciam as atividades com o atendimento de 271 crianças nos bairros São Vicente e Campeche. O Centro de Educação Infantil (CEI) Katiuscia da Graça Vicente, no Campeche, vai atender 71 alunos da Educação Infantil a partir da próxima segunda-feira (07). O nome da nova unidade é uma homenagem a uma professora da Rede Municipal de Ensino que faleceu em abril do ano passado, vítima da Covid-19. Katiuscia tinha 41 anos de idade e atuava há mais de 20 anos na Educação do Município.

Já o CEI Vereador Elói Camilo da Costa, no loteamento Nilo Bittencourt, deve ter a obra finalizada até o final do mês de março. O espaço com 10 salas de aula irá contemplar 200 crianças. Outra obra que abrirá novas vagas para a Educação Infantil é a do CEI João Sandri, do bairro Cidade Nova. A unidade teve a ampliação de três novas salas de aula e, com isso, passará a atender 50 novos alunos já na próxima segunda (07).

Oito unidades estão com obras em andamento. O Centro de Educação Infantil (CEI) Graziela Vieira, do bairro Itaipava, o CEI João Victorino, do bairro São Vicente, e a Escola Básica Mansueto Très, do Bambuzal, devem ter os trabalhos concluídos até o final de março. Já o Centro Educacional Professor Cacildo Romagnani, no São Vicente, e as escolas Padre Pedro Baron e João Paulo II, do bairro Cordeiros, e Maria Dutra Gomes, do Dom Bosco, terão as reformas e ampliações entregues ainda no primeiro semestre deste ano.

A Biblioteca Pública Municipal e Escolar Noberto Cândido Silveira Júnior é outro espaço que recebe reforma geral. A obra deve ser entregue para a comunidade em maio de 2022.

Novas obras em 2022

Outras duas unidades de ensino recebem obras de reforma e ampliação desde o mês de janeiro deste ano. O CEDIN Napoleão de Souza, do bairro São Vicente, receberá nova cobertura, ampliação do refeitório e do pátio coberto e algumas alterações na parte administrativa. Também serão substituídos forros, esquadrias e revestimentos e feita a repintura da unidade, além de pavimentação do pátio e da quadra. A obra deve ser concluída em 150 dias. O investimento é de quase R$ 450 mil.

Já a reforma do CEI Vereador Otávio Cesário Pereira, localizado na Murta, deve levar 240 dias, com substituição da cobertura, pisos, revestimentos, forros, esquadrias, além de nova parte elétrica. Será construído ainda um espaço coberto para recreação e educação física, e um lactário. As melhorias nesta unidade custarão quase R$ 1,5 milhão.

"A educação municipal prima muito pela qualidade no ensino, mas também se preocupa com a infraestrutura das unidades para proporcionar um ambiente de qualidade a todos os estudantes da nossa rede. Por isso, o Município está investindo mais de R$ 14 milhões em reformas e ampliações somente neste ano”, ressalta a secretária de Educação de Itajaí, Elisete Furtado Cardoso.