Museu Histórico de Itajaí registra mais de 5 mil visitantes no último semestre

Espaço segue protocolos sanitários vigentes e tem horário de atendimento ampliado neste início de ano
Data de inclusão: 18/01/2022 13:51

A pesquisa e a análise do público que visita o Museu Histórico de Itajaí apontam que entre junho e dezembro de 2021, período de reabertura à visitação após o fechamento ocasionado pela pandemia de Covid-19, um total de 5.439 pessoas passaram pelo local ou participaram de eventos e ações educativas. O espaço público segue todos os protocolos sanitários vigentes e, neste início de ano, ampliou o horário de visitação.

Das 5.439 pessoas recebidas no último semestre no Museu Histórico, 4.560 passaram pelo espaço de forma espontânea, 674 visitaram o espaço em eventos e 205 participaram de ações educativas. A análise qualificada dos dados coletados indicou ainda que o público espontâneo visitante foi, em sua maioria, de adultos, escolarizados, residentes em Itajaí e região. As mulheres representaram 60% do total deste público. Além disso, 80% dessas pessoas visitaram o museu pela primeira vez.

Os dados do público espontâneo são coletados no livro de registro, disponível na entrada do museu, em que as pessoas respondem os campos correspondentes às informações solicitadas. Os aspectos abordados são: cidade de origem, faixa etária, gênero, escolaridade e primeira visita, além da contagem total de público.

De acordo com Evelise Moraes Ribas, gerente do Museu Histórico de Itajaí, as análises são realizadas mês a mês e, paralelamente, são feitas as tabulações dos anos anteriores, partindo do mais recente para o mais antigo, com objetivo de regularizar esse procedimento para todo o tempo de funcionamento do museu. O processo de tabulação ganhou mais celeridade em 2021. Segundo ela, os dados podem subsidiar mais pesquisas internas e externas, no âmbito das ciências sociais, como pesquisas antropológicas, demográficas e históricas sobre a cidade de Itajaí e sua população.

“Conhecendo melhor o perfil do público, principalmente o espontâneo, a instituição pode planejar estratégias para qualificar o tempo de visitação ao museu, motivá-lo a retornar em outras ocasiões, pensar exposições direcionadas, além de buscar alternativas para ampliar outros públicos, como, por exemplo, atingir melhor outras faixas etárias, níveis de escolaridade e atrair mais turistas”, pontua a gerente Evelise.

Museu Histórico está com horário ampliado de atendimento

Neste início de ano, o Museu Histórico de Itajaí ampliou o horário de atendimento ao público. O espaço funciona de terça a sexta-feira, das 13h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h às 13h, com entrada franca e protocolos sanitários para evitar o contágio da Covid-19. O projeto Música no Museu também segue com apresentações. Para mais informações, é possível entrar em contato pelo telefone (47) 3348-1335.

O Museu Histórico de Itajaí fica na Rua Hercílio Luz, 681, bairro Centro.

Museu Histórico de Itajaí registra mais de 5 mil visitantes no último semestre