Defesa Civil de Itajaí alerta para forte onda de calor

As temperaturas devem ultrapassar os 35ºC a partir de sexta-feira (14)
Data de inclusão: 13/01/2022 12:51

Os próximos dias serão de muito calor em todo estado. O Município de Itajaí, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, recomenda que a população tome os devidos cuidados e se previna contra a onda de calor e sol intenso deste final de semana. As temperaturas devem ultrapassar os 35ºC a partir desta sexta-feira (14) com previsão de duração até a próxima terça-feira (18).

A onda de calor ocorre devido à atuação de um bloqueio atmosférico que impede o avanço de novas frentes frias pelo estado. Por isso, Santa Catarina enfrentará uma onda de calor, com dias consecutivos de calor intenso e clima mais abafado. Ainda haverá o registro de chuvas irregulares, devido ao aquecimento atmosférico e disponibilidade de umidade no ar.

O calor extremo requer cuidados com a saúde e atenção redobrada com crianças, idosos e gestantes. A massa de ar quente pode provocar mal-estar, rápida desidratação, fadiga, enjoos e até tonturas. Por isso, a orientação é que se consuma bastante água e mantenha os ambientes arejados.

Durante a tarde, ocorre a elevação acentuada da temperatura e, por isso, a população deve reforçar os cuidados recomendados pelos órgãos de saúde pública. São estes: uso do protetor solar, evitar exercícios físicos de no período mais crítico do dia (entre 10h e 16h), além de consumir uma alta quantidade de líquidos para evitar a desidratação. Em caso de emergência, os moradores acionar o Samu pelo número 192 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

A previsão para toda Santa Catarina é que as temperaturas tenham máximas de 35º C em algumas cidades do Extremo Oeste e Litoral. No Baixo e Médio Vale do Itajaí a temperatura deve ficar próximo aos 40º C.

Apesar do alerta para forte onda de calor, a previsão pode mudar com o passar dos dias, inclusive com a ocorrência de temporais isolados. Os boletins informativos da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itajaí podem ser acompanhados por meio do site defesacivil.itajai.sc.gov.br e também pelo Facebook.

Defesa Civil
(47) 3341-6199 ou 199.