Defesa Civil de Itajaí está em estado de atenção devido às chuvas intensas

Data de inclusão: 10/01/2022 10:51

As fortes chuvas registradas colocaram a Defesa Civil de Itajaí está em estado de atenção em função do solo permanecer encharcado com risco alto para deslizamentos. O órgão de segurança e proteção monitora as condições climáticas e as áreas de encosta do município e auxilia a comunidade durante 24 horas, além de vistoriar os pontos de alagamentos.

Os acumulados de chuva nas últimas 12 horas somam valores acima de 120 milímetros e até o momento oito ocorrências foram atendidas pela Defesa Civil junto com o Corpo de Bombeiros. Uma delas ocorreu devido queda de árvore que interditou totalmente a rua João Américo Watzko, localizada no bairro São Vicente. Já outra foi uma queda de muro residencial na rua Joaquim Souza Medeiros, localizada no Espinheiros. Devido às fortes chuvas também foram constatados alagamentos pontuais em bairros da cidade que atingiram as unidades de saúde dos bairros Cidade Nova, Rio Bonito, Itaipava e Espinheiros.

A previsão de acordo com o laboratório de climatologia da Univali é de tempo instável nesta segunda-feira (10). Já na terça (11) maiores períodos de sol com chuva ocasional. Entre quarta-feira (12) e sábado (15) o sol aparecerá acompanhado das nuvens com condições de chuva fraca isolada em Itajaí.

“Neste momento a nossa maior preocupação é em relação a possíveis deslizamentos de terra próximos das encostas devido ao volume de chuva das últimas horas. Nossas equipes estão com várias frentes de trabalho monitorando essa situação junto à comunidade durante 24 horas e de prontidão com as equipes da Secretaria de Obras", ressalta o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Julcemar Martinho Ferreira.

A Defesa Civil aconselha que em caso de movimento de terra ou rochas próximas às suas residências, bem como inclinação de postes e árvores, a família deve sair do imóvel. O órgão municipal ressalta que a população deve procurar abrigo seguro a qualquer princípio tempestades com ventos fortes e raios, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados. Em local abrigado, as pessoas devem ficar longe das janelas, além de desligar aparelhos eletrônicos. O Corpo de Bombeiros atende pelo telefone 193 e a Defesa Civil pode ser acionada, 24 horas, pelo telefone 199.

Os boletins informativos da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itajaí podem ser acompanhados por meio do site defesacivil.itajai.sc.gov.br e também pelo Facebook.

_________
Informações adicionais: