Itajaí reforça a importância de medidas preventivas nas festas de fim de ano

Cuidados têm objetivo de evitar transmissão da Covid-19 e também da gripe Influenza
Data de inclusão: 22/12/2021 14:49

As confraternizações familiares devem seguir com os cuidados preventivos neste fim de ano. Apesar do avanço nos índices de vacinação com mais de 80% da população imunizada com duas doses e da diminuição de casos, internações e óbitos, a pandemia do coronavírus ainda não chegou ao fim. Por isso, manter as medidas preventivas diminui a chance de contágio da Covid-19 e suas variantes, além da gripe influenza.

Com a chegada da nova variante Ômicron ao país e os surtos de gripe influenza, a Secretaria de Municipal Saúde orienta que a população fique atenta aos sinais e sintomas destas doenças e reforce a prevenção. “As pessoas devem seguir atentas aos cuidados, já que as duas doenças têm sintomas semelhantes. É importante manter o distanciamento social, uso de máscaras, higienização das mãos com frequência, evitar aglomerações e locais fechados, além de buscar por atendimento de saúde em caso de sintomas”, destaca a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Paola Vieira.

Os principais sinais desta variante da Covid-19 são febre, dor de garganta, dor de cabeça, dores articulares, além de tosse e obstrução nasal. Em alguns casos pode ocorrer vômitos e diarreias. Já os casos de síndrome respiratória aguda grave têm os seguintes sintomas: febre súbita, dor de garganta, dor de cabeça, dor muscular, dispnéia, sinais de desconforto respiratório ou aumento da frequência respiratória, entre outros.

Caso apresente algum sintoma, afaste-se de suas atividades e busque uma unidade de saúde para receber tratamento adequado. Casos leves podem ir diretamente à unidade básica de saúde mais próxima de casa; já os pacientes com sinais moderados e graves devem se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h do Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro São Vicente.

Os exames para diagnóstico da Covid-19 são solicitados pelo médico e podem ser realizados no CIS ou laboratórios conveniados, de acordo com a indicação. O Município de Itajaí realiza apenas exame em casos de suspeita de gripe influenza em pacientes internados, conforme protocolo já instituído pelo Ministério da Saúde. Até esta quarta-feira (22), nenhum caso de influenza foi confirmado na cidade, segundo os critérios solicitados pelo Governo Federal.

> Clique aqui para acessar os contatos das Unidades de Atendimento à População

Confira as medidas preventivas e proteja-se:

- Vacine-se contra Covid-19 e estimule a vacinação em seu círculo social. A Secretaria de Saúde de Itajaí indica que a população, que ainda não se vacinou, fique atenta ao número de doses e também ao intervalo determinado para que alcance a imunização completa.

- Fique atento à dose de reforço. Se já passou quatro meses da última dose do esquema vacinal primário, está no momento de receber a dose de reforço. Lembrando que no caso de grávidas, puérperas e lactantes o prazo é de cinco meses.

- Prefira locais abertos ou espaços ao ar livre, bem ventilados e sem aglomerações.

- Use máscara de maneira adequada, cobrindo o nariz e a boca. Mantenha seu uso em locais fechados. Dê preferência às de maior de qualidade, como as N95, PFF2 ou similares. Além disso, leve sempre uma máscara limpa extra, para o caso de necessidade de troca.

- Higienize suas mãos com frequência, utilizando água e sabão ou álcool em geral 70% e evite compartilhar objetos pessoais.

- Prefira frequentar ambientes e eventos onde o protocolo de "Evento Seguro" esteja instituído e autorizado pela autoridade competente.

- Redobre o cuidado durante viagens, em aeroportos, estações de ônibus, transporte público, postos.

Itajaí reforça a importância de medidas preventivas nas festas de fim de ano