Cia de Teatro de Itajaí lança livro sobre seus 28 anos de história

Projeto da Téspis foi contemplado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura
Data de inclusão: 17/12/2021 16:02

A trajetória da Téspis Cia. de Teatro se entrelaça com a história do teatro em Itajaí e região. Na próxima terça-feira (21), às 20h, os fundadores da companhia, Denise da Luz e Max Reinert, consolidados profissionalmente pela atuação conjunta, lançam em sua sede, a Itajaí Criativa – residência artística, o livro “Memória, história, teatro e resistência”, em versão física e digital, com arquivos que remontam os passos que traçaram até hoje.

Um resgate do amplo acervo memorial da Téspis foi feito para a criação desse trabalho. A catalogação envolveu a digitalização de fotografias impressas, a conversão de vídeos para o formato digital e a organização de diversos registros. O objetivo foi revisitar a produção e circulação de peças, as oficinas e cursos ministrados, a participação e coordenação de eventos teatrais e suas experiências de gestão de espaços culturais. O resultado é a reafirmação de que a memória individual da companhia dialoga abertamente com a compreensão do contexto histórico-cultural em que ela se formou, fazendo com que o seu compartilhamento seja de relevância pública.

Dessa forma, o material reunido cria um recorte sobre o teatro catarinense e seu compartilhamento busca resgatar essas memórias e compartilhar essas informações com o público. A partir do dia 21 de dezembro, tudo isso estará acessível virtualmente no site do grupo. Junto com a versão em PDF do livro, estará disponível um banco com mais de 500 imagens e 20 horas de vídeos originalmente gravados em VHS, incluindo o espetáculo de inauguração do Teatro Municipal de Itajaí e um vasto número de reportagens. Os idealizadores do projeto acreditam que a disponibilização deste material poderá contribuir para reflexões acerca da produção cultural local e estadual.

O projeto “Memória, história, teatro e resistência” é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, com patrocínio da Fundação Cultural de Itajaí e da Prefeitura de Itajaí.

A Itajaí Criativa, onde será o lançamento, está localizada na Rua Dr. Pedro Ferreira, 222, Centro. O evento tem entrada franca e classificação indicativa de 12 anos. O público será limitado devido às medidas sanitárias para contenção da pandemia e deverá usar máscara.

Cia de Teatro de Itajaí lança livro sobre seus 28 anos de história