Após mais de 430 mil atendimentos, serviços de saúde no Centreventos serão desativados

Estrutura abriu suas portas para salvar vidas e foi fundamental no controle da pandemia de Covid-19
Data de inclusão: 16/12/2021 17:30

Após realizar mais de 430 mil atendimentos, os serviços de saúde disponíveis no Centreventos de Itajaí serão desativados a partir desta sexta-feira (17). A medida foi tomada em função da redução do número de casos de Covid-19, mortes e internações em decorrência da doença na cidade. Com isso, a vacinação volta a ser ofertada exclusivamente nas 30 unidades de saúde do município na segunda-feira (20). A Central de Monitoramento de pacientes também será realocada e manterá seus atendimentos.

O Centreventos de Itajaí teve papel fundamental no controle da pandemia de Covid-19 no Município. A momentânea adaptação do espaço deu lugar a estruturas com qualidade e segurança para bem atender a população itajaiense. O local abrigou distribuição de medicamentos, leitos de enfermaria e semi-UTI, testagem rápida, vacinação e central de monitoramento de pacientes.

Com 18 mil m², o espaço ofertou serviços com segurança, organização e qualidade. Sua adaptação ainda garantiu o cumprimento das medidas sanitárias com entradas isoladas, distanciamento social sinalizado, identificação dos serviços, acessibilidade e atendimento prioritário.

“O Centreventos se tornou símbolo do combate à pandemia em Itajaí, abrigando serviços de saúde importantíssimos, como a vacinação e o Centro Municipal de Combate à Covid-19. O Centreventos abriu suas portas para a saúde e para a vida e agora, com a redução de casos, mortes e internações por Covid-19, voltará a receber os serviços de turismo e eventos”, afirma o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte.

Mais de 430 mil atendimentos

Com um total de 434 mil atendimentos realizados, o Centreventos de Itajaí abriu suas portas para saúde em julho de 2020 com a distribuição de medicamentos preventivos. Mais de 2 milhões de comprimidos foram entregues no local em mais de 280 mil atendimentos. Ainda no ano passado, o complexo passou a realizar a testagem de Covid-19: foram 7.762 testes rápidos realizados até agosto deste ano, quando os exames passaram a ser feitos somente nas unidades de saúde e laboratórios conveniados.

Em janeiro de 2021, com o início da vacinação contra Covid-19, o Centreventos se tornou referência para a população. Com seis salas disponíveis e 30 profissionais envolvidos, o local realizou uma média de nove mil vacinas mensais. Somente na sala volante foram aplicadas um total de 110.367 doses contra o coronavírus, sendo quase 25 mil delas em ações nos fins de semana e drive-thru.

Com o agravamento da pandemia em março deste ano, o anexo do Centreventos recebeu o Centro Municipal de Combate à Covid-19, destinado a pacientes em tratamento contra doença, transferidos pela Secretaria Municipal de Saúde. O espaço disponibilizou 37 leitos de observação de longa permanência (enfermaria) e quatro leitos de estabilização (semi-UTI). Durante seu funcionamento, 321 moradores de Itajaí foram atendidos.

Outro serviço fundamental nesta pandemia localizado no Centreventos é a Central de Monitoramento. A equipe acompanha diariamente, através de ligações e mensagens, as pessoas que testam positivo para Covid-19 e aquelas que tiveram resultado negativo, mas apresentam sintomas. A Central já monitorou mais de 36 mil pacientes para evitar o agravamento dos casos – somente neste ano foram acompanhadas 21.890 pessoas. A equipe da central também será transferida do complexo e manterá seus atendimentos.

Números do Centreventos na pandemia:

110.367 doses de vacina contra Covid-19 aplicadas
7.762 testes de Covid-19 realizados
321 internações no Centro Municipal de Combate à Covid-19
36 mil pacientes monitorados pela Central de Monitoramento
280 mil retiradas de medicamentos

Vacinação segue nas 30 unidades de saúde

Com 83% da população (159.861 pessoas) vacinada com pelo menos duas doses ou dose única, Itajaí se destaca pelos bons números na imunização contra Covid-19. Além disso, mais de 190 mil itajaienses já tomaram pelo menos uma dose e mais de 16 mil receberam a dose de reforço.

A imunização seguirá disponível para a população nas 30 unidades de saúde do município espalhadas pelos bairros. O atendimento é de segunda a sexta-feira, conforme horário próprio de cada sala. Confira no fim desta página a lista das salas de vacina do município e os horários de funcionamento.

Arquivos Relacionados