Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Projeto Maker apresenta soluções tecnológicas criadas por alunos e instrutores

Primeira etapa da iniciativa foi concluída nesta segunda-feira (06)
Data de inclusão: 06/12/2021 15:15

Casa inteligente que recebe comandos via bluetooth do celular, painel solar, chapéu mexicano, robôs e até um fliperama educativo. Esses foram alguns dos projetos desenvolvidos nos últimos quatro meses pelo Projeto Maker, que teve a primeira etapa concluída nesta segunda-feira (06), no auditório da Secretaria de Educação de Itajaí. O encerramento contou ainda com a participação da Banda Amigos da HP, formada por professores da Escola Básica Professora Maria José Hulse Peixoto.

O trabalho, desenvolvido pelos 17 instrutores de informática do Município, tem foco na solução de problemas reais e na metodologia “Faça Você Mesmo”. A intenção é tornar realidade as ideias de instrutores e seus alunos com a tecnologia como aliada.

“Na Escola Inês Cristofolini de Freitas desenvolvemos o fliperama educativo, a casa inteligente, o braço robótico e até um robô réplica do Star Wars. Tudo isso feito em parceria com nossos alunos, que literalmente colocam a mão na massa e aprendem brincando”, destaca o instrutor de informática da unidade do bairro Itaipava, Giovano Balestra.

“Muito interessante participar de todos esses projetos. Na casa inteligente eu tive a função de fazer todo o lixamento da caixa, além de participar das instalações, que fizeram com que o espaço tivesse os comandos de acender e apagar as luzes via bluetooth. Foi muito legal”, conta e estudante do 8º ano da Escola Inês Cristofolini de Freitas, Maria Cecília Martins.

Projeto estimula competências

Através do projeto Maker é incentivado o trabalho em equipe, além de competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como: responsabilidade, cidadania, argumentação, comunicação, autoconhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, além de repertório cultural, cultura digital e projeto de vida.

“Findamos mais um ano com trabalhos maravilhosos como esses, com essa grande socialização de saberes. Ciência só é ciência quando compartilhada. Parabéns a todos envolvidos que participaram dessa interação que, com certeza, vai fazer toda diferença na construção do conhecimento dos nossos alunos da Rede Municipal de Ensino”, pontua a secretária de Educação, Elisete Furtado Cardoso.

Em setembro deste ano, a Secretaria de Educação recebeu a doação de dois equipamentos para o Laboratório Maker: uma máquina de corte e uma impressora 3D, que já estão auxiliando os instrutores de informática nos projetos desenvolvidos nas unidades escolares. A partir de março de 2022, novos instrutores deverão passar pela formação para aplicar a cultura maker em suas escolas. Atualmente, a Secretaria de Educação conta com 45 laboratórios de informática.

“Esperamos que os nativos digitais não sejam apenas replicadores das tecnologias, mas que eles possam construir, criar e serem abraçados pela cultura maker. No dia 12 de agosto do próximos, já está no nosso calendário, a primeira Make Fair (Feira Maker) da Rede Municipal de Ensino”, conclui a supervisora da diretoria de tecnologias educacionais, Edizael Adriana da Rosa.

Imagens relacionadas

Projeto Maker apresenta soluções tecnológicas criadas por alunos e instrutores
Projeto Maker apresenta soluções tecnológicas criadas por alunos e instrutores
Projeto Maker apresenta soluções tecnológicas criadas por alunos e instrutores
Projeto Maker apresenta soluções tecnológicas criadas por alunos e instrutores
Projeto Maker apresenta soluções tecnológicas criadas por alunos e instrutores
Projeto Maker apresenta soluções tecnológicas criadas por alunos e instrutores
Projeto Maker apresenta soluções tecnológicas criadas por alunos e instrutores
Projeto Maker apresenta soluções tecnológicas criadas por alunos e instrutores
Projeto Maker apresenta soluções tecnológicas criadas por alunos e instrutores
Projeto Maker apresenta soluções tecnológicas criadas por alunos e instrutores
Projeto Maker apresenta soluções tecnológicas criadas por alunos e instrutores
Projeto Maker apresenta soluções tecnológicas criadas por alunos e instrutores
Projeto Maker apresenta soluções tecnológicas criadas por alunos e instrutores
Projeto Maker apresenta soluções tecnológicas criadas por alunos e instrutores
Projeto Maker apresenta soluções tecnológicas criadas por alunos e instrutores
Projeto Maker apresenta soluções tecnológicas criadas por alunos e instrutores
Projeto Maker apresenta soluções tecnológicas criadas por alunos e instrutores
Projeto Maker apresenta soluções tecnológicas criadas por alunos e instrutores
Projeto Maker apresenta soluções tecnológicas criadas por alunos e instrutores
Projeto Maker apresenta soluções tecnológicas criadas por alunos e instrutores
Projeto Maker apresenta soluções tecnológicas criadas por alunos e instrutores
Projeto Maker apresenta soluções tecnológicas criadas por alunos e instrutores
Projeto Maker apresenta soluções tecnológicas criadas por alunos e instrutores
Projeto Maker apresenta soluções tecnológicas criadas por alunos e instrutores
Projeto Maker apresenta soluções tecnológicas criadas por alunos e instrutores
Projeto Maker apresenta soluções tecnológicas criadas por alunos e instrutores
Projeto Maker apresenta soluções tecnológicas criadas por alunos e instrutores
Projeto Maker apresenta soluções tecnológicas criadas por alunos e instrutores
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2022 - Município de Itajaí