Cidade Nova recebe ação de conscientização sobre práticas sustentáveis e reciclagem

Evento ocorre neste sábado (04), das 9h às 17h, ao lado do Centro Educacional Pedro Rizzi, e é aberto ao público
Data de inclusão: 03/12/2021 16:02

O bairro Cidade Nova receberá neste sábado (04) uma ação de conscientização sobre práticas sustentáveis, cuidados com o meio ambiente, descarte correto de resíduos e reciclagem. O evento acontecerá na praça ao lado do Centro Educacional Pedro Rizzi, localizado na rua Agílio Cunha, das 9h às 17h. A iniciativa contemplará mutirão de limpeza, distribuição de mudas, revitalização da horta da escola, plantio de mudas nativas e oficina de artesanato com material reciclável.

A ação social é uma promoção do Instituto Crescer - Movimento, Cidadania e Juventude de Itajaí e a Fundación Mapfre, com apoio da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania. O objetivo é preparar os alunos do instituto, que estão em processo de formação, para terem um olhar atencioso em relação às questões sociais e ambientais, além de serem multiplicadores dos ensinamentos aos seus familiares e amigos. A empresa Ambiental também é parceira do evento e irá orientar a população sobre o descarte correto dos resíduos, por meio do Programa Recicla Itajaí.

O Cidade Nova é o bairro de Itajaí com maior número de problemas relacionados ao descarte inadequado de resíduos e acúmulo de entulhos e lixo em terrenos baldios, segundo dados do Município de Itajaí. Por mês, cerca de 200 caminhões de resíduos descartados inadequadamente são recolhidos no bairro pela Secretaria Municipal de Obras, o que representa em torno de mil toneladas mensais. Além disso, mais de 50% dos resíduos recolhidos são domésticos