Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Projeto promove formações gratuitas para artistas visuais em Itajaí

Iniciativa foi contemplada na Lei Municipal de Incentivo à Cultura
Data de inclusão: 19/11/2021 18:46

Nos dias 20, 21, 27 e 28 de novembro acontece, na Casa da Cultura Dide Brandão, o Projeto Portuário, que contempla quatro oficinas presenciais gratuitas com artistas pesquisadores: Tina Merz, Gabriel Villas, Marcos Walickosky e Gabi Bresola. O projeto é pensado por e para artistas com objetivo de possibilitar espaços de formação relacionados à publicação de artista no território das artes visuais, bem como incentivar a publicação, registro, difusão e circulação da produção de artistas locais.

O diálogo proporcionado pelas oficinas com os artistas convidados possibilita a ampliação dos circuitos, a troca e o intercâmbio. Por isso, apesar de voltadas para artistas visuais, as aulas são abertas para artistas de linguagens em geral, professores e estudantes de áreas afins às artes visuais de toda a região.

Programação

As oficinas, que acontecem sempre das 9h às 17h, começam neste fim de semana. No sábado (20), Tina Merz promove o encontro “o que você vê é o que você vê: leitura gráfica”. No encontro, ela vai discutir as possibilidades do que significa pensar e fazer design gráfico dentro das artes visuais e como traduzir um conteúdo para uma publicação.

No domingo (21), Gabriel Villas media a oficina “contorno do corpo espaço do entorno”. O objetivo é trazer proposições para pensar as relações entre arquitetura e arte através da relação entre o contorno do corpo e o espaço do entorno do Porto de Itajaí.

No segundo fim de semana de ações do projeto, Marcos Walickosky ministra o encontro “texto leitura performance publicação” no sábado (27), às 9h. Ele trabalhará textos, performance e escritas dentro das artes visuais, com leituras e exercícios práticos.

Quem encerra a programação é Gabi Bresola, no domingo (28), com a oficina “corpo editorial”. Neste encontro, a artista traz sua experiência como editora para pensar sobre fazer publicações nas artes visuais, levando os artistas a se entenderem como editores de seus trabalhos e processos.

Essa é a segunda edição do Projeto Portuário, que reuniu artistas pela primeira vez em 2016 para criar um ambiente de discussão e formação em arte. Interessados em participar das oficinas gratuitas podem se inscrever pelo e-mail desdobraduras@gmail.com ou pelo Instagram @deseditora.

Portuário tem patrocínio da Prefeitura de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A realização é da Des, com projeto gráfico de Bill.

Imagens relacionadas

Projeto promove formações gratuitas para artistas visuais em Itajaí
Projeto promove formações gratuitas para artistas visuais em Itajaí
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí