Município de Itajaí realizou mais de 200 mil testes de Covid-19

Secretaria de Saúde mantém atendimentos e testagem em diversos pontos
Data de inclusão: 17/11/2021 08:41

Itajaí permanece com todos os protocolos de cuidado com a pandemia de Covid-19. O Município realizou mais de 240 mil testes em moradores, na rede pública e privada, desde março de 2020. Deste total, 86,45% foram negativos. A Secretaria Municipal de Saúde também mantém os atendimentos em caso de suspeita da doença: casos leves devem buscar as unidades básicas de saúde e casos moderados a graves podem se dirigir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro Integrado de Saúde (CIS).

Nas unidades de saúde, após consulta com médico e caso seja necessário, o paciente sai com o teste antígeno agendado em um dos pontos de coleta no município e recebe o resultado do próprio laboratório em até 24 horas. Caso seja feito o teste RT-PCR, o resultado sai em até três dias úteis. Se o usuário buscar a UPA CIS, o teste é feito no mesmo dia no posto de coleta ao lado do Laboratório Municipal.

Em todas as unidades a população é orientada pelo profissional médico e recebe tratamento necessário. Nos casos em que o paciente teve contato próximo com pessoas positivas para coronavírus (sem uso de máscara e por tempo prolongado) ou com suspeita da doença e não apresenta sintomas, é necessário aguardar o intervalo de cinco dias para buscar atendimento nas unidades de saúde, que realizam a triagem de cada pessoa. Caso apresente sintomas, o atendimento pode ser antecipado.

“O Município mantém a estrutura de atendimento, testagem de Covid-19 e monitoramento de pacientes apesar da redução do número de casos positivos nos últimos meses. Quem necessitar de atendimento deve buscar uma unidade de saúde ou a UPA CIS”, informa a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Paola Vieira.

Além do atendimento, testagem e monitoramento, os itajaienses que ficarem com sequelas da Covid-19 contam com o Centro de Reabilitação Pós-Covid. A equipe é formada por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos. O centro atende na Rua Brusque, nº 1333, ao lado do Parque Dom Bosco, das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira. Telefone: (47) 9 8833-6547.

Central de monitoramento segue ativa

A Central de Monitoramento de casos de coronavírus segue operando na cidade. O principal objetivo do serviço é antecipar o atendimento aos pacientes, evitando o agravamento da doença e possíveis internações ou óbitos. A equipe multiprofissional realiza o monitoramento de pacientes positivos e negativos sintomáticos por telefone diariamente.

Além do acompanhamento dos sinais e sintomas, a central também reforça as orientações sobre a Covid-19 para todos os usuários monitorados. Entre 2020 e 2021, mais de 35 mil pacientes foram acompanhados pelo serviço.

Outro serviço que continua ativo para orientação da população é o Alô Saúde Itajaí. A central telefônica funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, pelo telefone 0800 642 5500.

Município de Itajaí realizou mais de 200 mil testes de Covid-19