Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Abertas as inscrições para as oficinas on-line do 15º Salão Nacional de Artes de Itajaí

Formações gratuitas destinam-se a crianças, adolescentes e adultos
Data de inclusão: 16/11/2021 17:52

Estão abertas as inscrições para as cinco oficinas on-line do 15º Salão Nacional de Artes de Itajaí, que ocorre até 15 de dezembro. As atividades foram pensadas e executadas por artistas selecionados em edital e articulam questões sobre fotografia, desenho, jogos, programação digital, arte correio, corpo, interatividade e texto. Os detalhes sobre as oficinas e os links das inscrições estão disponíveis no site do evento: www.15snai.com. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas.

Podem participar das oficinas crianças, jovens, estudantes de arte, artistas, professores e pessoas interessadas em experimentar práticas artísticas que dialogam com a contemporaneidade. As proposições acontecem de modo síncrono virtual, em sala fechada, por meio de inscrições e uma definição prévia do público-alvo.

Programação

Dia 27 de novembro (sábado), das 10h às 12h e das 14h às 16h, ocorrerá a oficina “Arte, Animação e Interatividade: Introdução ao Código Criativo”, de Andrea May. A formação é introdutória às técnicas da computação, linguagens de programação aplicada à expressão artística digital e experimentações em JavaScript para criação de imagens artísticas em movimento e com interatividade. Destina-se a jovens estudantes, artistas visuais, designers, educadores. Pré-requisitos, materiais e ferramentas necessárias: Criatividade (não há exigência de conhecimento prévio em programação) e computador (não será possível uso de celular). O formulário on-line para inscrição nesta atividade está disponível aqui.

Já em dezembro, dias 03 e 04 de dezembro, das 9h às 11h, haverá a oficina “Artistas também gostam de jogos”, de Marcelo Brito. Nesta proposição formativa será abordado o papel do artista na produção de jogos, cinema e animação. O público-alvo são as crianças de 08 a 12 anos. Pré-requisitos, materiais e ferramentas necessárias: Papel sulfite, lápis e borracha. Para efetuar a inscrição clique aqui.

Também nos dias 03 e 04 de dezembro, ocorre a oficina “Responda quando puder: Poéticas da ausência”, de Jorge Bucksdricker. No dia 03, o encontro on-line será das 19h às 21h, e no dia 04 das 14h às 16h. A partir de exemplos da arte contemporânea – sobretudo da arte postal – e de exercícios práticos, a oficina irá propor uma reflexão acerca das formas de se fazer arte e das alternativas que os artistas encontraram em situações de censura, de escassez de recursos ou simplesmente porque buscavam atingir públicos que não circulavam em museus e galerias. O público-alvo da formação são os professores das redes pública e privada, artistas, estudantes e pessoas interessadas (maiores de 16 anos). As inscrições estão disponíveis aqui.

Dias 10 e 11 de dezembro, das 14h às 16h, será realizada a oficina “Técnicas Manuais de Intervenção na Fotografia”, de Ursula Jahn. A proposta apresenta a união da fotografia com outras linguagens artísticas, oportuniza a interação com diferentes processos e dá ênfase à experimentação na cópia física de uma fotografia. A formação é focada nos adolescentes de 13 a 18 anos. Pré-requisitos, materiais e ferramentas necessárias: fotografias impressas, aquarelas, corante alimentício, tintas alternativas, como tinta acrílica, canetinhas, pincéis, tesoura, cola, linhas de costura, agulha e tudo o que quiser utilizar para experimentar. Inscreva-se clicando aqui

A última oficina “Fotografia Híbrida: Corpo e Autorrepresentação”, de Lilian Barbon, será dia 11 de dezembro, das 8h às 12h. O encontro terá como foco a fotografia como expressão artística, no qual serão levantadas questões relacionadas ao corpo, identidade e autorrepresentação, partindo do trabalho autoral e de pesquisas realizadas pela artista visual. A oficina destina-se a amantes da fotografia e da arte, artistas, arte-educadores e estudantes da imagem, fotógrafos profissionais ou amadores que buscam expandir as possibilidades de construção e percepção da fotografia como linguagem artística. Os participantes terão que ter acesso à internet e à plataforma sugerida. Para se inscrever clique aqui

> Clique e confira a programação e mais informações sobre o 15º Salão Nacional de Artes
 

Imagens relacionadas

Abertas as inscrições para as oficinas on-line do 15º Salão Nacional de Artes de Itajaí
Abertas as inscrições para as oficinas on-line do 15º Salão Nacional de Artes de Itajaí
Abertas as inscrições para as oficinas on-line do 15º Salão Nacional de Artes de Itajaí
Abertas as inscrições para as oficinas on-line do 15º Salão Nacional de Artes de Itajaí
Abertas as inscrições para as oficinas on-line do 15º Salão Nacional de Artes de Itajaí
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí