Praça do Nossa Senhora das Graças marcará novo momento para a comunidade local

Ordem de serviço assinada nesta segunda-feira (08) autoriza início das obras
Data de inclusão: 08/11/2021 14:09

“Esta obra tem uma grande importância por valorizar essa comunidade antiga e batalhadora, do Nossa Senhora das Graças. A melhoria atende a um ponto estratégico, pois fica em uma das entradas da cidade e atende às necessidades de muitas pessoas. Precisamos de um olhar diferente para os aspectos sociais e esportivos”, avalia o prefeito Volnei Morastoni.

O projeto vai construir na área de 2,2 mil metros quadrados um centro comunitário, parque infantil, quadra de esportes, academia ao ar livre e conta com drenagem, novo calçamento e iluminação pública. A instalação de um Ecoponto é um dos destaques do conjunto de melhorias para solucionar um antigo problema de limpeza e conservação na área.

“Nós da Secretaria Municipal de Obras temos um trabalho contínuo de conservação e limpeza na área. Depois da conclusão dos trabalhos vamos atuar na conscientização e sensibilização da comunidade local. Com a contratada da limpeza urbana, queremos estabelecer uma parceria no cuidado, zelo e manutenção desse equipamento público”, explica o titular da pasta, Márcio José Gonçalves, Dedé. “É um ato de coragem e humanidade enfrentar esse problema”, finaliza o secretário de Obras.

A obra da praça Nossa Senhora das Graças implanta um novo espaço público no acesso ao bairro de mesmo nome, nas margens da avenida Abrahão João Francisco (Contorno Sul), entre as ruas Pedro José João e Luís Panca. Aos pés do morro da comunidade, o projeto quer promover lazer e cidadania.

“Essa obra tem um objetivo a mais: dar valor a uma comunidade invisível para muitas pessoas, pois os que moram ali necessitam desse espaço. Acreditamos que as transformações da cidade podem contribuir com mais qualidade de vida e com cidadãos melhores”, opina o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

Os investimentos ultrapassam R$ 3 milhões com a desapropriação da antiga capela de Nossa Senhora das Graças e R$ 2,6 milhões do custo das obras. A previsão é de um ano para a conclusão.

Outras melhorias na região
O prefeito Volnei Morastoni também comentou sobre outras duas demandas do Município de Itajaí na região. As tratativas junto ao Governo de Santa Catarina para a ocupação do antigo prédio do presídio de Itajaí, localizado no bairro, e os trabalhos junto ao Ministério Público para a regularização fundiária e reassentamento de famílias da comunidade Vila da Paz, no alto do morro.

Praça do Nossa Senhora das Graças marcará novo momento para a comunidade local