Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Palácio Marcos Konder completa 96 anos de história

Edificação sedia o Museu Histórico de Itajaí
Data de inclusão: 22/10/2021 15:14

O Palácio Marcos Konder completa 96 anos de história nesta sexta-feira (22). A edificação, que atualmente sedia o Museu Histórico de Itajaí e destaca-se no cenário cultural e histórico de Itajaí, foi o primeiro prédio público da cidade a abrigar os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário desde a sua fundação, em 1925. Na época, também conhecido como Superinthendência Ithajay, o prédio foi construído na gestão do então superintendente municipal Marcos Konder.

De 1925 a 1950, o palácio sediou os três poderes municipais. Na década de 1950, o Judiciário foi retirado do espaço, permanecendo o Legislativo no piso superior e o Executivo no pavimento térreo e subsolo.

Com o passar do tempo, o prédio ficou pequeno para as necessidades da administração pública municipal. O Executivo saiu da edificação em 1972, restando apenas a Câmara de Vereadores no local. Até 1977, o pavimento térreo do prédio foi utilizado para diversas finalidades, até que, por iniciativa do colecionador João Amaral Pereira, iniciou-se a formatação do primeiro museu municipal de Itajaí. Para criação da instituição, a Prefeitura de Itajaí inaugurou a Fundação Genésio Miranda Lins, por meio da Lei nº 1515/77, para ser a gestora da nova proposta de patrimônio do município.

Em 1982, o Museu Histórico de Itajaí foi inaugurado no pavimento térreo e, em 1985, o Arquivo Histórico de Itajaí foi aberto. Em 1999, em virtude da expansão das ações da Câmara de Vereadores, o Legislativo retirou-se da edificação. Desde então, o Palácio Marcos Konder sedia apenas o Museu Histórico de Itajaí.

No ano de 2014, o museu foi fechado para restauro com reformulação da sua expografia e ampliação dos setores administrativos e técnicos em prédio anexo.  Os acervos ecléticos de suas coleções totalizam mais de 16 mil peças e demonstram, de forma fragmentada, a história urbana da cidade de Itajaí. Além das exposições acessíveis e gratuitas ao público, o Museu Histórico de Itajaí realiza projetos culturais como o “Música no Museu”, com espetáculos de música erudita e clássica, nas noites de quarta-feira, e ações educativas e visitas guiadas a grupos escolares e de turistas, mediante agendamentos.

_________________
Informações adicionais:
Museu Histórico de Itajaí: (47) 3348-1335 e museuhistoricoitajai@gmail.com

Imagens relacionadas

Palácio Marcos Konder completa 96 anos de história
Palácio Marcos Konder completa 96 anos de história
Palácio Marcos Konder completa 96 anos de história
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí