Produto de Itajaí recebe a primeira certificação na área de pescado em Santa Catarina

Rollmops da empresa Vó Augusto conquistou o Selo Arte, entrega foi realizada nesta quarta-feira (20)
Data de inclusão: 20/10/2021 17:17

O produto rollmops, da empresa itajaiense Vô Augusto, conquistou o 18° Selo Arte de Santa Catarina e o primeiro na área de pescado do estado. A solenidade de entrega da certificação foi realizada nesta quarta-feira (20) na sede da empresa, localizada no bairro Espinheiros.

O selo foi criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio do Decreto 9.918/2019, para valorizar e reconhecer a qualidade de produtos artesanais que cumpram requisitos sanitários, mão de obra familiar e leva em conta o saber fazer, a tradição e a geografia local. Com esta certificação, é permitido que o produto seja comercializado em todo Brasil, abrindo novas perspectivas para pequenas agroindústrias.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), através do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp), é quem concede este reconhecimento aos produtores catarinenses. O órgão realizou auditoria na empresa no final de agosto, após receber todas as documentações necessárias envidas pelo Serviço de Inspeção Municipal de Itajaí (SIM), que fiscaliza a empresa desde seu registro em 2007.

A produção do rollmops é tradição da família dos proprietários da empresa, onde já em 1951, o pai de Edson Juarez de Oliveira, ajudava seu tio na produção deste produto. Em 1963, passou a produzir conservas, entre elas o rollmops, utilizando a receita original do tio. A empresa foi registrada em 2007 mantendo sua essência, produzindo até hoje de forma artesanal e totalmente manual seus rollmops.

Hoje a empresa é totalmente familiar e possui três variedades do produto, rollmops, rollmops temperado e rollmops ao vinagrete tipo francês, que poderão ser comercializados agora em todo o país.

Participaram da solenidade de certificação o presidente da Cidasc, Antonio Plinio de Castro Silva, e demais gestores do órgão, o secretário municipal de Agricultura e Expansão Urbana, Cesar Reinhardt, as fiscais do Serviço de Inspeção de Itajaí (SIM), Vanessa Minsky Bononi e Maria Fernanda Peixe, os proprietários da empresa Edson Juarez de Oliveira e Rute Enedina Mendonça de Oliveira, além da médica veterinária responsável técnica, Suelen Eskelsen.

Rollmops

O rollmops aqui no Brasil é feito com a utilização da sardinha-laje (opisthonemaoglinum). Passa por um processo de cura que pode ser a seco ou em salmoura, o que diferencia de um peixe cru que muita gente acredita ser.

Feito este processo, pode ser enrolado com pepino ou cebola, além de outras opções que podemos observar ao redor do mundo. Em Itajaí, o mais comum é ser feito com cebola, sendo um produto totalmente artesanal devido à dificuldade da implementação de processos industriais na produção. É um produto catarinense, devido à imigração europeia que trouxe influência cultural nos costumes, na gastronomia e nas edificações.