Edital para o 15º Salão Nacional de Artes de Itajaí tem 265 inscrições

Serão contempladas 23 propostas selecionadas pela Comissão de Seleção
Data de inclusão: 14/10/2021 19:33

Encerrou na quarta-feira (13) o prazo para submissão de propostas para o 15º Salão Nacional de Artes de Itajaí. O edital (009/2021) previu três categorias e teve o total de 265 inscrições. Entre elas, serão selecionados 23 projetos que integrarão a programação do evento, que ocorrerá no formato virtual, de 15 de novembro a 15 de dezembro.

A Comissão de Seleção que analisará as propostas é composta por cinco pessoas, sendo: três curadores externos, um representante da Fundação Cultural de Itajaí e um representante da Câmara Setorial de Artes Visuais de Itajaí. A análise terá como base os seguintes critérios: clareza e qualidade das obras/propostas, interesse cultural que as obras/propostas despertam, e viabilidade das obras/propostas quanto à sua realização no formato digital.

O valor total de investimento previsto para o edital é de R$ 62 mil. Na categoria Exposição serão contemplados 15 proponentes com valor de R$ 2.500,00 para seleção de obras que possam ser expostas no formato digital, em plataforma virtual que será criada para o Salão Nacional de Artes de Itajaí. Já na categoria Bolsa de Produção em Artes Visuais serão 03 contemplados no valor de R$ 4.000,00 cada. Os projetos de trabalhos em fase inicial de desenvolvimento selecionados receberão acompanhamento da equipe curatorial do Salão, em até três encontros durante o mês de novembro, e os resultados também desses processos serão expostos no site do evento.

Há ainda a categoria Proposição Formativa que selecionará 05 propostas, com o valor de R$ 2.500,00 cada, para realização de ações educativas em diversos formatos, que podem ser aulas, cursos, oficinas, entre outros. As proposições acontecerão de forma on-line síncrona, no período desta edição do Salão.

O 15° Salão Nacional de Artes de Itajaí é uma realização do Município de Itajaí e da Fundação Cultural de Itajaí, com o apoio da Câmara Setorial de Artes Visuais, vinculada ao Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí.

______
Informações adicionais