Defesa Civil de Itajaí recebe premiação estadual

Programa SC Resiliente premiou os municípios que foram destaques
Data de inclusão: 08/10/2021 15:17

A Defesa Civil de Itajaí recebeu a premiação do Programa SC Resiliente, iniciativa do Governo do Estado para fortalecer a cultura de prevenção a desastres através métodos práticos e participativos. A entrega da premiação foi realizada no Centro de Gerenciamento em Desastres da Defesa Civil (Cigerd) na quinta-feira (07). Itajaí conquistou a classificação na categoria prata.

Nesta fase 64 municípios foram classificados na categoria bronze, 18 na prata e um na ouro. Outros quatro municípios receberam certificados de participação. O ciclo 2020/2021 do Programa SC Resiliente contou com a participação de 114 municípios, destes 87 completaram as atividades e foram certificados.

"Esta premiação comprova que a cidade de Itajaí se recupera rapidamente após o acontecimento de alguma catástrofe e isso é reflexo do trabalho desenvolvido pelas pessoas que trabalham na Defesa Civil. Apesar da estrutura enxuta, com 10 funcionários efetivos, além de três gerentes e um coordenador, todos trabalham somente com o propósito de ajudar a cidade em caso de alguma catástrofe", salienta o Coordenador da Defesa Civil, Julcemar Ferreira.

Programa SC Resiliente

A iniciativa pretende fortalecer a cultura de resiliência a desastres no Estado de Santa Catarina. O projeto se alinha ao Quadro de Sendai para redução de riscos de desastres e orientações legais em gestão de risco. Em Santa Catarina, 16 municípios se inscreveram na Campanha de Cidades Resilientes. O Programa também estabelece uma forma de diálogo e articulação com esta iniciativa, de maneira a criar mecanismos e possibilidades de aprimoramento dos órgãos catarinenses.

O objetivo do projeto é fortalecer a resiliência e prevenção dos municípios catarinenses, por meio de ações de redução de riscos de desastres, pautadas no incentivo direto e reconhecimento formal da Defesa Civil de Santa Catarina.

Defesa Civil de Itajaí recebe premiação estadual