Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Município de Itajaí recebe primeiro selo Bandeira Azul

Certificação de gestão ambiental foi concedida à Marina Itajaí
Data de inclusão: 01/10/2021 18:19

O Município de Itajaí recebeu nesta sexta-feira (01) seu primeiro selo Bandeira Azul para a temporada 2021/2022. O prêmio internacional foi concedido à Marina Itajaí e comprova que no local há turismo sustentável, educação e gestão ambiental. A cerimônia de entrega das bandeiras ocorrerá entre novembro e dezembro.

Um dos destinos mais buscados por navegadores internacionais, a Marina Itajaí também é a primeira do Brasil com certificação ISO 14.001/2015, de prevenção e proteção do ambiente. Para o diretor da instituição, Carlos Gayoso Oliveira, a certificação Bandeira Azul irá impulsionar ainda mais o turismo náutico local.

“O selo Bandeira Azul tem uma importância positiva para que possamos divulgar ainda mais a nossa região como destino turístico internacional e impulso ao desenvolvimento socioeconômico sustentável. Sabemos da importância de continuar conscientizando as pessoas, mas gostaria de agradecer à comunidade local que sempre se engaja nas ações de sustentabilidade e mutirões de limpeza da marina”, avalia Oliveira.

Para conquistar a certificação da Bandeira Azul, a Marina precisou atender 34 requisitos de gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, turismo sustentável e responsabilidade social. O programa é credenciado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) e Unesco e tem como principal objetivo promover a mudança de comportamento através da educação e informação ambiental.

Ações de sustentabilidade

A preocupação da Marina Itajaí com a sustentabilidade existe desde o início das operações, em 2016. Além do projeto arquitetônico e de engenharia civil, a empresa também realiza o uso racional da água, com sistemas de captação de água da chuva, e de eletricidade, por meio da geração de energia solar. As placas fotovoltaicas instaladas no complexo já contribuíram para a redução de mais de 12 toneladas de emissão de CO2 que seriam lançados na atmosfera.

A Marina Itajaí é a única do Sul do país que oferece o óleo Diesel Verana, combustível que tem o menor nível de emissão de poluentes do segmento marítimo, e pontos de carregamento de carros elétricos para atender os clientes e público que visita os restaurantes, áreas de lazer e descanso. A empresa ainda apoia projetos internacionais de preservação do meio ambiente, como a blitz educativa promovida pela ONU Meio Ambiente, parte da campanha global Mares Limpos, e realiza constantemente ações para orientação sobre o descarte de embalagens, pilhas e baterias, além de ser responsável pelo mutirão de limpeza “Baía Limpa”, no entorno da Baía Afonso Wippel. 

Imagens relacionadas

Município de Itajaí recebe primeiro selo Bandeira Azul
Município de Itajaí recebe primeiro selo Bandeira Azul
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí