Itajaí recebe missão internacional do Fonplata para acompanhamento de obras

Representantes do Banco de Desenvolvimento realizaram visita técnica durante toda semana
Data de inclusão: 30/09/2021 17:39

A missão internacional do Fonplata, Banco de Desenvolvimento responsável pelo aporte financeiro das obras de transformação do Município de Itajaí, foi encerrada na tarde desta quinta-feira (30) na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito. Técnicos e executivos da instituição financeira vieram até a cidade para acompanhar de perto a evolução dos trabalhos nas obras estruturais em andamento, concluídas e planejadas para os próximos anos em Itajaí.

A autorização do banco para que Itajaí realize as licitações dos projetos nos moldes internacionais é considerada um dos maiores ganhos da visita. Ao atender os modelos propostos pelo Fonplata, garantidor dos investimentos, o Município de Itajaí poderá agilizar os processos de escolha e contratação das empresas responsáveis pelos projetos. “Será um ganho em inovação e agilidade em nossos processos”, comemora o prefeito Volnei Morastoni.

Na ocasião, a comitiva destacou a importância das obras para a vitalidade do município e os reflexos na vida da comunidade local. “Estamos impressionados com o vigor da cidade, um desempenho que você não encontra em outras cidades do Brasil. Aqui se vê que Itajaí está em obras”, elogia o responsável do projeto de Itajaí junto ao Fonplata, Aderbal Curvelo.

“Somos uma cidade que impulsionou o desenvolvimento a partir dos investimentos públicos. Itajaí impressiona a todos pela sua capacidade de promover as transformações necessárias para o futuro e o Fonplata é um dos indutores dessas mudanças”, explica o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni. “As pessoas entendem o banco como um parceiro da cidade”, finaliza.

Para o coordenador do Fonplata no Brasil, Oscar Carvalho, Itajaí representou “farol para iluminar os municípios do estado na condução de novos projetos com nosso Banco de Desenvolvimento”. O executivo contou que outras cidades como Blumenau, Florianópolis, Balneário Camboriú, São José e Palhoça estão em processo com o Fonplata e devem seguir os passos de Itajaí.

Os trabalhos da missão internacional iniciaram na terça-feira (28) com a visita in loco nas obras concluídas e nos projetos financiados pelo Fonplata. A comitiva conferiu a conclusão da Praça de Esportes do Santa Regina, os prolongamentos e novas ruas com a implantação dos binários do Centro e os retornos de quadra da avenida Campos Novos e da antiga rótula do Vanolli.

Também foram visitados os locais dos projetos das novas obras de transformação da cidade, como a macrodrenagem de Cordeiros, a Rua do Porto e o binário da avenida Osvaldo Reis.

Itajaí recebe missão internacional do Fonplata para acompanhamento de obras