Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Município de Itajaí alerta sobre Dia Estadual de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infantojuvenil

Em caso de suspeita ou confirmação de abuso, é primordial denunciar aos órgãos públicos
Data de inclusão: 24/09/2021 13:39

Nesta sexta-feira (24), é lembrado o Dia de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infantojuvenil em Santa Catarina. A data busca conscientizar a população em geral para denunciar e combater do abuso sexual de crianças e adolescentes no estado, além de fortalecer as organizações governamentais, não governamentais e a sociedade para que o problema não atinja grandes proporções. Em Itajaí, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Saúde Infantil e Vigilância das Violências, prepararam materiais informativos que são distribuídos nas unidades de saúde.

O abuso caracteriza-se quando um adulto ou pessoa mais velha tira proveito de uma criança ou adolescente no sentido sexual, através do exercício de poder ou autoridade. Ele pode ocorrer de forma intra ou extrafamiliar, pela violência sexual, através de pornografia infantil e sexting. Tanto meninas quanto meninos estão expostos à violação, que também pode ocorrer através de redes sociais e internet.

O Município destaca a importância de denunciar casos de abuso sexual para que a vítima e a família recebam atendimentos especializados. Em caso de suspeita ou confirmação, a denúncia pode ser informada ao Conselho Tutelar 01 (47 3349-6004) ou Conselho Tutelar 02 (47 3349-1372), Disk 100, Ministério Público e às Polícias Civil (Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente e Mulher), Militar ou Rodoviária Federal, além da Guarda Municipal (153).

Imagens relacionadas

Município de Itajaí alerta sobre Dia Estadual de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infantojuvenil
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí