Porto de Itajaí é contemplado com o Prêmio Portos + Brasil em duas categorias

Ministério da Infraestrutura destacou as melhores administrações voltadas aos portos organizados do Brasil
Data de inclusão: 03/09/2021 18:03

O trabalho desenvolvido pela superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, nos últimos anos beneficia Itajaí, Santa Catarina e o Brasil, com vários recordes de crescimento e movimentações de contêineres. Nesta quarta-feira (01), o Porto de Itajaí foi contemplado com o Prêmio Portos + Brasil em duas das oito categorias da edição deste ano.

A premiação relativa ao reconhecimento das melhores práticas aplicadas pelos portos organizados do país, e aos profissionais responsáveis pela excelência na gestão, foi entregue no Clube Naval em Brasília. Dentre os 21 portos brasileiros avaliados, a superintendência recebeu a segunda colocação nas categorias: Execução de Investimentos Planejados de 60,1% do orçamento de investimento disponível no início de 2020, e terceira colocação no quesito Crescimento de Movimentação de Portos Organizados de 2020 com 11,8% superior à de 2019.

“Estamos agraciados com a entrega desses dois prêmios, que são resultados do trabalho de todos os nossos servidores e trabalhadores portuários. No ano anterior, o Porto de Itajaí recebeu o certificado da ISO 14001, demonstrando que a cultura de boas práticas ambientais está sendo expandida e principalmente concretizada, sendo reconhecido como o porto verde do Brasil. Permanecemos como exemplo e modelo nacional de uma excelente gestão pública e municipal”, ressalta o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

A iniciativa do Ministério da Infraestrutura (Minfra) do Governo Federal, visa incentivar a busca pela excelência na gestão destes empreendimentos, essenciais à logística de transportes brasileiros.

“Novamente o Porto de Itajaí, está no ranking nacional entre as melhores práticas desenvolvidas entre os portos devido ao êxito de sua gestão, destacando-se através dos índices positivos que são registrados mensalmente, alcançando marcas históricas de movimentação”, destaca o prefeito Volnei Morastoni.

Desde que a municipalização foi concedida ao Porto, quatro berços voltaram a operar superando as expectativas de crescimento ao alcançar 598% na movimentação de contêineres. Os números positivos afetam diretamente a economia do município, destacando-se como a segunda maior economia de Santa Catarina, e a 36ª do Brasil, além da 12° posição entre os maiores arrecadadores das receitas e que são repassados à União, demonstrando que os índices proporcionam cada vez mais geração de empregos, e a possível abertura de novas empresas.

Porto de Itajaí é contemplado com o Prêmio Portos + Brasil em duas categorias