Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Ecoponto de Itajaí registra crescimento no descarte de resíduos recicláveis

Mais de 1,8 toneladas de eletroeletrônicos e pilhas foram entregues no espaço nos primeiros três meses
Data de inclusão: 03/09/2021 15:05

O Ecoponto de Itajaí registrou um crescimento expressivo no descarte de recicláveis. A estrutura, inaugurada em maio, recebeu mais de 100m³ de resíduos, cerca de 1.000 lâmpadas fluorescentes e mais de 1,8 toneladas de eletroeletrônicos e pilhas nos primeiros meses de funcionamento. O Ecoponto, localizado em frente ao Centreventos, integra o programa Recicla Itajaí, desenvolvido pela Ambiental em parceria com o Município de Itajaí.

Ainda neste período, os resíduos com grande percentual de aumento de descarte voluntário pelos itajaienses no Ecoponto foram papel (533%) e vidro (450%). Resíduos como óleo de cozinha e metal também tiveram crescimento. E, somente em agosto, a população descartou cerca de 390 lâmpadas, 198 quilos de pilhas, 32,445 quilos de tampinhas, 54,72 m³ de resíduos recicláveis e 385 quilos de eletroeletrônicos.

Os itens com maior volume de descarte no Ecoponto nestes três meses de funcionamento são os resíduos de papel (54,72 m³), seguidos pelos resíduos de plástico (34,8 m³) e de vidro (17,64 m³).

O Ecoponto de Itajaí funciona todos os dias, durante 24 horas. O atendimento presencial ocorre de segunda a sábado, das 10h40 às 13h e das 14h às 19h – somente neste período, o local recebe materiais como óleo de cozinha usado de residências, pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes (as incandescentes podem ser descartadas como vidros) e eletroeletrônicos. Mais informações podem ser obtidas pelo Whatsapp (47) 9 9718-5771 ou site https://www.ambiental.sc/cidades/itajai/.

“Esse aumento significativo no descarte de resíduos recicláveis demonstra que está acontecendo uma mudança de comportamento da população e há mais atenção quanto a separação do lixo em nosso município. Além do Ecoponto, as pessoas podem buscar outros pontos de descarte no aplicativo no Descarta.í”, destaca o diretor do Instituto Itajaí Sutentável, Vilson Sandrini.

Na plataforma Descarta.í, disponível clicando aqui ou no aplicativo Conecta.í, a população localiza, de acordo com o material a ser descartado, os locais mais próximos de sua residência, como o Ecoponto, cooperativas de reciclagem e ponto de entrega voluntário. Além disso, há opção de cadastrar novos estabelecimentos que recebem algum tipo de resíduo e não constam no site. 

Imagens relacionadas

Ecoponto de Itajaí registra crescimento no descarte de resíduos recicláveis
Ecoponto de Itajaí registra crescimento no descarte de resíduos recicláveis
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí