Hortas nas unidades escolares despertam hábitos sustentáveis nos alunos

Ações ampliam experiências de contato com o meio ambiente na Rede Municipal de Ensino de Itajaí
Data de inclusão: 02/09/2021 15:17

As hortas escolares nas unidades da Rede Municipal de Ensino têm promovido mudanças na cultura da comunidade em relação à alimentação, nutrição, saúde, qualidade de vida e prática de ações ambientalmente corretas. Em Itajaí, os projetos das hortas levam os alunos à vivência e contato direto com o meio ambiente natural, oportunizam a conquista do seu espaço e trabalham com a motricidade e a sociabilidade das crianças. A atividade proporciona a descoberta das técnicas de plantio, manejo do solo, cuidado com as plantas no espaço das unidades de ensino de Itajaí.

Em cada escola, os alunos participam de todos os processos, desde o plantio até a colheita. No Centro de Educação Infantil (CEI) Léa Leal de Souza, da Barra do Rio, a horta está em processo de revitalização com o apoio das crianças. No CEI Laércio Mauro Malburg, também da Barra do Rio, é tempo de colheita dos alimentos da horta. A unidade chegou a fazer uma sopa com os legumes plantados e alguns temperos chegaram a ser doados para as famílias.

No CEI Rosete Palmeira Silva, do bairro Fazenda, o projeto Cultivando o Amor e o Meio Ambiente, tem até dado flores para embelezar o espaço na chegada da primavera. Nos CEIS Maria do Carmo Espíndola, na Ressacada, e Amélia Muller dos Reis, em Cordeiros, as professoras mostram para as crianças da onde vem os legumes, as frutas, as verduras, e o cuidado que todos devem ter com as árvores e as flores. Na horta do CEI Professora Gisele Kawikioni, do bairro Cordeiros tem alface, salsa, boldo, couve, hortelã, ora -pro- nóbis, repolho, morango e até uma goiabeira.

“Os alimentos são consumidos dentro da unidade, durante as refeições, como também distribuídos conforme a necessidade e disponibilidade, geralmente nos casos das ervas pra chás. A comunidade está muito feliz com esse trabalho, que estamos desenvolvendo por aqui. Todos, literalmente, saem ganhando”, enfatiza a diretora Ane Caroline Fernandes Lourenço.

Já a horta do Centro de Educação em Tempo Integral (CEDIN) Emílio Gazaniga Júnior, do bairro São Vicente, chamou até a atenção da iniciativa privada, que resolveu investir nos insumos. Na unidade, são plantados cebolinha verde, rúcula, beterraba, alface, salsa e couve flor.

“Projetos de Educação Ambiental aproximam cada vez mais os estudantes da realidade, fazendo com que as crianças criem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos. Nossas unidades estão de parabéns, pois vêm se mostrando preocupadas em resgatar a relação meio ambiente e ambiente escolar, auxiliando na formação de indivíduos mais saudáveis e ambientalmente corretos”, destaca a supervisora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação de Itajaí, Adriana Bandeira.

Hortas nas unidades escolares despertam hábitos sustentáveis nos alunos