Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Segunda dose é fundamental para prevenção do coronavírus e suas variantes

Município orienta a população para ficar atenta aos prazos da vacinação
Data de inclusão: 25/08/2021 17:22

O Município de Itajaí reforça a importância da vacinação para prevenção do coronavírus e suas variantes. Tomar a segunda dose é fundamental para ficar protegido. Por isso, a população deve ficar atenta aos prazos indicados nos cartões de vacina e comparecer aos locais de vacinação. É importante também manter as demais medidas sanitárias.

> Acompanhe em tempo real a vacinação contra Covid-19 em Itajaí

As pessoas que tomaram a vacina Pfizer (12 semanas de intervalo) podem receber a segunda dose no Centreventos. Já as que receberam a Astrazeneca (10 a 12 semanas de intervalo) poderão ser imunizadas tanto no Centreventos quanto nas Unidades de saúde do Município. A partir do dia 30 de agosto, as pessoas que tomaram a vacina Coronavac e já completaram 28 dias de intervalo também poderão se vacinar nas unidades e Centreventos.

“Além de tomar as duas doses da vacina contra Covid-19, especialmente os mais jovens neste momento, as pessoas devem continuar mantendo as medidas de prevenção, como uso de máscaras e álcool em gel, lavagem frequente das mãos e distanciamento social, além de evitar aglomerações e ambientes com pouca ventilação. Somente com esse esforço coletivo conseguiremos vencer essa pandemia”, ressalta o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte.

Nesta semana, Itajaí atingiu 80% da população acima de 18 anos vacinada com pelo menos uma dose. Ao todo, quase 190 mil vacinas contra Covid-19 já foram aplicadas, entre primeira e segunda dose e dose única. Atualmente, a cidade está imunizando pessoas com 18 anos ou mais nas 30 unidades básicas de saúde, conforme horário de cada uma, e no Centreventos, das 8h às 17h30, de segunda a sexta.

Segunda dose é fundamental para prevenção da Delta

Neste mês, o Governo do Estado confirmou a transmissão comunitária da variante Delta, conhecida por ser mais transmissível, em Santa Catarina. Isso indica que ela está circulando no estado e a transmissão ocorre independente das pessoas terem viajado ou terem tido contato com outras pessoas que viajaram recentemente. Diante desse cenário, estar com o esquema vacinal em dia é fundamental para prevenir a contaminação pelo coronavírus e suas variantes.

A variante Delta apareceu na Índia em outubro de 2020. Em maio de 2021, após ser associada ao agravamento da pandemia, a cepa foi declarada como variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Conforme um estudo divulgado em julho por pesquisadores ligados a OMS e ao Imperial College de Londres, a variante Delta é 97% mais transmissível do que o coronavírus original identificado na China, sendo mais preocupante do que as demais variantes.

Em Itajaí, até o momento, houve apenas o registro de um caso importado em um paciente que viajou para fora do país. A Vigilância Epidemiológica segue monitorando os viajantes (Reino Unido, Irlanda, África do Sul e Índia) e casos suspeitos de Covid-19.

“Pedimos que a população que ainda não tomou a vacina, compareça às unidades ou ao Centreventos, principalmente os jovens. Não é o momento de escolher o fabricante da vacina, mas de ficar imunizado, pois todas elas são eficazes contra as formas graves da Covid-19. Lembrando ainda que apenas com o esquema vacinal concluído a imunização tem o seu efeito e as pessoas estarão protegidas”, reforça a diretora da Vigilância Epidemiológica, Paola Vieira.

Confira os prazos para tomar a segunda dose:

Astrazeneca: intervalo de 12 semanas para quem se vacinou antes de julho e de 10 semanas de julho em diante

Pfizer: intervalo de 12 semanas

Coronavac: intervalo de 28 dias
 

Imagens relacionadas

Segunda dose é fundamental para prevenção do coronavírus e suas variantes
Segunda dose é fundamental para prevenção do coronavírus e suas variantes
Segunda dose é fundamental para prevenção do coronavírus e suas variantes
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí