Município de Itajaí e comissão de empresários definem estratégias para transformação da rua Hercílio Luz

Reunião nesta quarta-feira (11) com entidades e comerciantes discutiu os pontos e estratégias de mudança na via
Data de inclusão: 11/08/2021 17:47

Um dos principais polos comerciais de Itajaí, a rua Hercílio Luz, está em vias de passar por uma grande transformação social, cultural e arquitetônica. Os principais pontos dessas mudanças e as estratégias a serem adotadas foram discutidos em reunião na manhã desta quarta-feira (11), entre representantes do poder público e a comissão de revitalização da Hercílio, formada por comerciantes e membros da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Empresarial (ACII), Sindilojas e Intersindical.

O encontro, o terceiro para tratar do tema, ocorreu na Prefeitura de Itajaí e foi presidido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Morastoni. Participam da comissão Maria Cristina Leite Andrade, Telmo Santos Poli e Aline Aranha, como representantes dos lojistas da Hercílio Luz; Bento Ferrari (Sindilojas e Intersindical); Marcio Gazaniga e Laerson da Costa Batista (CDL); e Gabriela Kelm Nascimento (ACII). Na ocasião, a Secretaria Municipal de Turismo e Eventos apresentou aos empresários uma vasta pesquisa feita com clientes da rua para identificar necessidades, pontos fortes e criar uma marca para a Hercílio Luz.

“Percebemos que há vários pontos de insatisfação com o que a rua se tornou, mas o principal é a necessidade de se criar um ambiente de bem-estar para quem frequenta a Hercílio. Para isso, intervenções estruturais, culturais e até no próprio comércio estão sendo propostas”, aponta o secretário Thiago Morastoni.

A pesquisa revelou uma conexão da população com a rua e sua história. No entanto, a degradação, poluição visual e fechamento de alguns segmentos de lojas têm distanciado o público do calçadão. “Precisamos resgatar essa vontade que as pessoas tinham de passear e consumir na Hercílio Luz”, completa Morastoni.

Potencializar espaços gastronômicos e culturais é uma das ferramentas a serem implementadas. Bem como conectar os cidadãos à história da rua, por meio de placas, totens eletrônicos e informações em QR Code.

Projeto arquitetônico

Na reunião desta quarta, a comissão bateu o martelo sobre o início das obras de revitalização do calçadão. Definindo-se alguns detalhes que estão sendo avaliados, será possível licitar a obra, prevista para iniciar no começo de 2022. O projeto contempla drenagem completa da via, criação de espaços gastronômicos e ambientes de convivência compartilhada.

“Haverá um cuidado especial com a parte visual nesse projeto. Queremos que as pessoas sintam vontade de posar para fotos em vários pontos da rua. Vamos explorar o aspecto histórico e criar equipamentos com essa finalidade”, explica o secretário de Turismo e Eventos, Evandro Neiva.

Comércio envolvido

O levantamento realizado pelo Município de Itajaí também apontou deficiências quanto ao atendimento, horários e outros aspectos do comércio. A comissão está atenta a essas demandas e comprometida em auxiliar, criando uma consciência coletiva e qualificando os serviços oferecidos.