Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Itajaí realiza cadastro para emissão da Carteira Nacional do Artesão

Atendimento ocorrerá nesta sexta-feira (13) das 13h30 às 17h, na Casa da Cultura
Data de inclusão: 10/08/2021 14:43

A Casa da Cultura Dide Brandão receberá nesta sexta-feira (13), das 13h30 às 17h, artesãos locais e da região interessados em obter a Carteira Nacional do Artesão. Esta é a terceira ação de cadastro para emissão do documento neste ano, realizada pela Fundação Cultural de Itajaí em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina. Os atendimentos seguirão os protocolos sanitários contra o coronavírus.

Os artesãos deverão levar, no momento do cadastro, três peças de sua autoria e uma para confecção no ato da avaliação. Também será necessário apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4.

A Carteira Nacional do Artesão e Trabalhador Manual, em vigor desde 2012, é uma identificação nacional para os trabalhadores do setor, vinculada ao Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), do Governo Federal. O documento é gratuito, sem anuidade ou taxa de adesão, e é emitido após o registro do artesão no Sistema de Informações Cadastrais do artesanato Brasileiro (SICAB).

A carteira permite ao artesão o acesso a incentivos fiscais, isenção do ICMS na comercialização dos produtos, facilidade de acesso ao microcrédito e possibilidade de ser contribuinte autônomo para fins previdenciários. Além disso, o documento dá direito a participar de oficinas, cursos e feiras do PAB.

Em caso de impedimento de execução e comprovação da habilidade na presença do avaliador credenciado, poderá ser gravado um vídeo com o passo a passo da confecção do artesanato, que mostre em algum momento o rosto do artesão interessado.

___________
Informações adicionais:
(47) 3349-1665, Casa da Cultura Dide Brandão

Imagens relacionadas

Itajaí realiza cadastro para emissão da Carteira Nacional do Artesão
Itajaí realiza cadastro para emissão da Carteira Nacional do Artesão
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí