13ª Conferência Municipal de Assistência Social será realizada neste mês

As inscrições para o evento podem ser efetuadas até o dia 24 de agosto
Data de inclusão: 09/08/2021 15:43

A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social acontecerá neste mês em Itajaí. O evento será realizado no dia 27 de agosto a partir da 8h e seguirá até as 17h30, devido às restrições em função da pandemia o evento vai ser realizado pelas plataformas on-line.

O tema geral da conferência neste ano será “Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, as inscrições para o evento vão até o dia 24 de agosto. (clique aqui para fazer a inscrição)

No mês de julho a Secretaria de Assistência Social promoveu as pré-conferências. Foram abordados cinco eixos, pré-definidos pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), e debatidos durante as pré-conferências. As temáticas como a proteção social não-contributiva, controle social, gestão e acesso às seguranças socioassistenciais, além da atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências.

Confira a programação abaixo a programação da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social:

8h | Acolhida

9h | Abertura da Conferência Municipal
TV Câmara e Canal Youtube
Clique aqui para assistir (https: //www.youtube.com/camaraitajai/)
Abertura - Mesa de Autoridades O Sistema Único de Assistência Social em Itajaí SC
Secretária Municipal de Assistência Social
A Sra. Neusa Geraldi

10h | Palestra Magna “Assistência social: Direito do Povo e Dever do Estado, com Financiamento Público, para enfrentar as Desigualdades e Garantir Proteção Social”
Palestrante: Márcia Lopes, Assistente Social, Secretaria Nacional de Assistência Social (2004), Secretaria Executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (2005- 2007) Ministra do Ministério do Desenvolvimento
Social e Combate à Fome (2010)
Coordenadora da Mesa: Luziele Tapajós, Assistente Social, Presidente do CNAS (2012-2014), Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do MDS
(2009-2011)
TV Câmara e Canal Youtube: https://www.youtube.com/camaraitajai/

11h | Regimento Interno

13h30 às 15h30 | GRUPOS DE TRABALHO: Debates
dos Eixos da Conferência

EIXO 1– A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.
Sala Eixo 1 - Google Meet

EIXO 2– Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Sala Eixo 2 - Google Meet

EIXO 3– Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.
Sala Eixo 3 - Google Meet

EIXO: 4– Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.
Sala Eixo 4 - Google Meet

EIXO 5 – Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.
Sala Eixo 1 - Google Meet

16h | Plenária Final
Validação das Propostas | Moções | Escolha dos Delegados para a Conferência Estadual

17h | Encerramento da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social