Força-tarefa acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade devido à onda de frio intenso

Município realiza ações junto a moradores de rua, pessoas carentes, agricultores e animais
Data de inclusão: 28/07/2021 14:57

O Município de Itajaí realiza, durante esta semana, uma força-tarefa para intensificar o acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade devido à forte onda de frio em todo estado de Santa Catarina. Ações junto a agricultores e animais também são executadas. Na noite de terça-feira (27), primeiro dia de atividades, quatro equipes da abordagem social percorreram toda a cidade e 36 pessoas, dentre elas cinco mulheres, foram acolhidas. Os homens foram alocados no abrigo de inverno e as mulheres direcionadas ao acolhimento feminino. Durante a força-tarefa mais oito pessoas foram abordadas, mas recusaram o auxílio.

As equipes trabalham 24 horas para atendimento e o telefone do plantão segue disponível também em tempo integral. Caso a população identifique algum caso em situação de vulnerabilidade, deve acionar o serviço por meio de ligação ou mensagem de WhatsApp no telefone (47) 99919-8961.

Também foi iniciada a disponibilização de lonas plásticas para os agricultores protegerem mudas e pequenas plantações de aipim, abacaxi e verduras. Mais de 20 famílias foram contempladas e a expectativa é que cerca de 50 famílias, que vivem destas atividades agrícolas, não sofram impactos econômicos que possam prejudicar seus projetos.

A cobertura destas culturas é necessária, pois a geada mata as plantas e, no caso do aipim, se perdida a rama que forma as mudas, o próximo plantio pode ser comprometido. As lonas estão disponíveis para retirada no Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), localizado na sede da Cooperativa de Produtores Rurais de Itajaí (Cooperar), que fica na rua José Natal Cugik, nº 1425, Rio Novo.

O Instituto Itajaí Sustentável (INIS) começou a distribuir nesta quarta-feira (28) algumas caixas de papelão com cobertores para os animais que estão em situação de rua. Cerca de 20 "casinhas" foram colocadas para os animais nos bairros Murta, Cidade Nova e Santa Regina. As caixas são montadas e entregues aos locais conforme solicitações da população através do Plantão da Defesa Animal. Ao encontrar um animal de rua sem um local nesses dias de frio intenso, acione a equipe do plantão no (47) 98857-2144 (ligações e WhatsApp).

Caso o animal encontrado esteja dentro dos critérios previstos pela Lei 2257/2010 - Código Municipal de Proteção aos Animais, o recolhimento é realizado pela equipe do INIS e encaminhado para a Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA) para os devidos cuidados.

As ações são realizadas pela Secretaria de Assistência Social em parceria com a Defesa Civil, Guarda Municipal, Instituto Itajaí Sustentável, Secretaria de Saúde e Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana, Cooperar e Epagri.