Itajaí lança série de vídeos em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha

Iniciativa homenageará a história de cinco mulheres da cidade
Data de inclusão: 26/07/2021 09:24

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania e o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (CONEGI), lança uma série de vídeos com o objetivo de valorizar e reconhecer a história de cinco mulheres negras da sociedade itajaiense pelo Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. As cinco protagonistas contribuem para a história e desenvolvimento inclusivo em nosso município.

A data foi pensada a partir do 1º Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas realizado na República Dominicana. Discussões sobre as diferentes problemáticas e resoluções foram abordadas no evento e, a partir deste encontro, nasceu a Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas. A Rede, junto à Organização das Nações Unidas (ONU) lutou para o reconhecimento do dia 25 de julho como o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.

No Brasil, o dia 25 de julho também foi instituído como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, homenageando uma das principais mulheres, símbolo de resistência e importantíssima liderança na luta contra a escravização.

Com isso, o 25 de julho não se tornou apenas uma data de celebração, mas um momento em que as mulheres negras, indígenas e de comunidades tradicionais refletem e fortalecem as organizações voltadas às mulheres negras, além de suas diversas lutas.

Os vídeos serão lançados diariamente ao longo desta semana e contarão as histórias de Marinês Malaquias, Maria Conceição Pereira, Eliete Conceição, Maria Paulina Pereira da Silva e Maria Carolina Gonçalves, todas moradoras de Itajaí.