Defesa Civil de Itajaí participa de Capacitação de Fiscalização no Transporte de Produtos Perigosos

Curso promovido pela Amfri aborda legislações vigentes voltadas à fiscalização.
Data de inclusão: 16/07/2021 17:39

A Defesa Civil de Itajaí participou do Treinamento Básico em Fiscalização Preventiva e Emergência no Transporte Terrestre com Produtos Perigosos. O curso de capacitação foi promovido pela Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri), por meio do Colegiado de Proteção e Defesa Civil. O curso com aulas práticas e teóricas sobre o tema teve início na quarta-feira (14) e foi finalizado nesta sexta-feira (16).

A capacitação ocorreu no auditório da Amfri, com aulas teóricas sobre as legislações vigentes e voltadas às ações de fiscalização e protocolos de emergências do transporte rodoviário de produtos perigosos com orientações sobre a utilização municipal de arrecadação das aplicações de autuações, resultantes dos serviços de fiscalização do município. O fechamento do módulo ocorreu em aula pratica de abordagem de fiscalização.

“A prevenção faz a diferença, por isso é importante a orientação tanto para os condutores de carga perigosa quanto a capacitação e atualização dos nossos agentes de fiscalização em relação a nova legislação para a verificação do transporte de produtos perigosos. Por isso, solicitamos junto a Amfri essa capacitação para todos os municípios da região”, ressalta o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Julcemar Martinho Ferreira.

As ações foram limitadas aos servidores municipais de Defesa Civil e órgãos de apoio na região da Amfri. O evento seguiu todos os protocolos de prevenção ao Covid-19 e, por conta dos regramentos sanitários, o número de participantes foi limitado.