Combustíveis seguem em alta no mês de julho

Principal diferença constatada pelo Procon é na variação de preços entre os estabelecimentos
Data de inclusão: 14/07/2021 11:50

Os combustíveis em Itajaí mantiveram a alta de preço no mês de julho. As gasolinas comum e aditivada tiveram um aumento de 0,93%. O diesel comum (S-500) subiu 3% e o S-10 teve acréscimo de 2,55%. Todas as variações de preço foram pesquisadas por fiscais da Procuradoria Municipal Defesa do Consumidor (Procon) de Itajaí em 44 postos de combustíveis, situados no município, na segunda-feira (12).

A maior diferença constatada pelo Procon é na variação de preços entre os estabelecimentos. Na gasolina comum, a média de valores é de R$ 5,55 o litro. O maior preço encontrado foi de R$ 5,59, já o menor é de R$ 5,39, considerando que o método de pagamento seja no dinheiro ou no cartão de débito. No cartão de crédito, os preços podem chegar até R$ 5,87 por litro – valor mais alto registrado neste método de pagamento. Na aditivada, a diferença foi de 3,10% em relação ao mês de junho, podendo chegar ao custo de R$ 5,87 o litro.

O Procon orienta ainda os consumidores a se atentarem à diferença de preços entre os pagamentos em dinheiro, cartão de débito e cartão de crédito. A cobrança não é ilegal, mas deve ser informada ao motorista. Alguns estabelecimentos chegam a cobrar até R$ 0,93 de diferença em relação à forma de pagamento.

A Procuradoria de Defesa do Consumidor de Itajaí realiza todos os meses as pesquisas dos itens da cesta básica e dos combustíveis com o intuito de averiguar possíveis irregularidades e informar as variações dos preços. O Procon também realiza pesquisas sazonais como de material escolar, Páscoa e Natal.

O órgão municipal orienta os consumidores e recebe denúncias das 13h às 18h na avenida Joca Brandão, nº 655, bairro Centro, e pelos telefones 151 ou (47) 3349-6147. Os cidadãos podem acessar também o site do Procon (procon.itajai.sc.gov.br) para obter informações e entrar em contato com o órgão.

Combustíveis seguem em alta no mês de julho

Arquivos Relacionados