Serviço de Inspeção Municipal concede novos registros a estabelecimentos

Empresas cumpriram todas as etapas de regularização que culminaram na liberação do documento
Data de inclusão: 12/07/2021 14:58

O Município de Itajaí, através do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana, concedeu novos registros nas áreas de carnes e pescados. Agora, a cidade tem cinco açougues certificados e regularizados junto ao SIM. Já na área de pescados, com a inclusão do novo registro, atualmente são quatro empresas aptas para funcionar como unidade de beneficiamento e produtos.

Os açougues com a certificação estão autorizados temperar e fabricar diferentes tipos de produtos, como carnes temperadas e hambúrgueres. Os demais açougues, localizados na cidade, que ainda não possuem o certificado, podem apenas porcionar, embalar e rotular carnes. Já a empresa de pescado, com a concessão do registro, pode receber, manipular, embalar e expedir seus produtos com atestado de origem dentro dos municípios da Amfri.

Essas empresas cumpriram todas as etapas de regularização que culminaram na inspeção final das dependências industriais e liberação do registro. Clique aqui para conferir todos os estabelecimentos registrados junto ao SIM.

Sobre o Serviço de Inspeção Municipal:

Desde 2007 vigorando no Município, o Serviço de Inspeção Municipal, criado pela Lei Municipal nº 4847, alterada pela lei 7.101/2019, fiscaliza e inspeciona a produção, manipulação ou processamento de produtos de origem animal. O trabalho é de suma importância à cidade, pois busca garantir qualidade dos produtos oferecidos à população.

As fiscalizações realizadas pelo órgão asseguram, nas várias etapas de produção, alimentos dentro de padrões de consumo e sem riscos à saúde, evitando doenças graves transmitidas por alimentos.

Apesar de ser uma exigência legal para governos municipais, apenas 40% das cidades brasileiras possuem o serviço de fiscalização, de acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM). Por isso, o Município incentiva o consumo de produtos de origem animal que estejam registrados e regularizados devidamente. Consultas ou denúncias de qualquer irregularidade podem ser feitas diretamente com o Serviço de Inspeção Municipal.

Escritório do Serviço de Inspeção Municipal
E-mail: sim@itajai.sc.gov.br