Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Exposição marca aniversário de 11 anos do Museu Etno-Arqueológico

Mostra integra programação comemorativa de 161 anos de Itajaí
Data de inclusão: 23/06/2021 14:17

O Museu Etno-Arqueológico de Itajaí, vinculado à Fundação Genésio Miranda Lins, completa nesta sexta-feira (25) 11 anos de existência. A data será comemorada com a abertura da exposição “Os futuros do nosso Museu”, que traz conexões entre passado, presente e futuro, a partir da apresentação de momentos que representavam o futuro do museu, fazendo ligação com a atualidade, por meio de três suportes expositivos: maquete, vídeo e caixa interativa. A mostra integra a programação comemorativa de 161 anos de Itajaí e segue aberta à visitação até o dia 13 de setembro.

A exposição apresenta um futuro antigo, do período que se iniciaria o processo de restauro com a utilização da maquete desenvolvida para aquele momento. Um futuro recente também compõe a mostra com o vídeo dos servidores, desenvolvido para a 19ª Semana Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que trata sobre a abertura da instituição.

A partir da dinâmica da exposição, o visitante será provocado ainda a usar o presente para pensar no futuro do Museu, transitando assim em três esferas temporais. O visitante poderá registrar as suas memórias sobre o local, tanto do atual momento enquanto espaço que abriga o museu, como no momento que era utilizado como estação de trem da Estrada de Ferro Santa Catarina (EFSC).

O gerente do Museu Etno-Arqueológico, Rodrigo Lopes, explica que as projeções de futuro da mostra refletem, de alguma forma, como a instituição está no presente ou esteve em algum momento de sua história. “A exposição traz momentos em que o futuro da instituição foi pensado e registrado de algum modo. Nós também coletaremos de uma forma interativa o desejo e o olhar do visitante para a instituição, seja num futuro próximo ou não”, pondera.

Ainda integrando as atividades de aniversário e novidades do museu, foi encaminhado o processo licitatório da reforma do Museu Etno-Arqueológico de Itajaí (protocolo 95236/2021).

Horário de visitação e protocolos de segurança

A retomada das visitas presenciais ao museu, desde início de junho deste ano, segue as recomendações sanitárias e o regramento é compatível com o nível de risco da região, atualização da portaria (Portaria SES 1001 de 23 de dezembro de 2020) e decretos municipais e estaduais.

O horário de atendimento ao público é de terça a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. Aos sábados, o horário de abertura no museu é das 14h às 18h. A visitação de grupos (máximo de dez pessoas por atendimento) ocorre nos turnos matutino e vespertino, de terça a sexta-feira, mediante agendamento por e-mail: museuarq@itajai.sc.gov.br.

______
Informações adicionais:
Museu Etno-Arqueológico: (47) 3346-5715

Imagens relacionadas

Exposição marca aniversário de 11 anos do Museu Etno-Arqueológico
Exposição marca aniversário de 11 anos do Museu Etno-Arqueológico
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2022 - Município de Itajaí