Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Duas edições do Anuário de Itajaí serão lançadas nesta quarta-feira

Publicações integram a programação comemorativa dos 161 anos do Município
Data de inclusão: 16/06/2021 17:21

A Fundação Genésio Miranda Lins lança nesta quarta-feira (16) a 18ª e a 19ª edições do Anuário de Itajaí, publicações que fomentam a história e a memória da cidade e região. O lançamento será às 19h pelo Instagram @aquivopublicoitajai. A ação integra a programação de aniversário de 161 anos da cidade.

> Confira todas as notícias sobre o aniversário de Itajaí

As publicações contam com textos inéditos, notícias, fotos e artes. Os temas abordados nos anuários são de escolha dos autores articulistas e colaboradores destas edições, todos vinculados às questões históricas e artísticas de Itajaí e região.

“No momento histórico que vivenciamos, que fomentou profunda reflexão e valorização dos laços afetivos e do convívio social, o Anuário de Itajaí ressurge como um acalento, um livro de memórias que nos relembra de nossa identidade, evocando o passado para a valorização de nosso presente, de quem somos e por que somos”, comenta o historiador da Fundação Genésio Miranda Lins e responsável pelo Anuário, Rogério Marcos Lenzi.

Ele explica ainda que o Anuário continua a promover informações e notícias históricas, saberes e fazeres, criação literária e arte. A linha editorial das publicações ainda amplia o acervo textual do período, uma vez que congrega e acolhe os mais diversos estilos e temáticas que possibilitam o conhecimento e o reviver da cultura e da memória.

Além disso, por meio do Anuário, a Fundação Genésio Miranda Lins amplia os dados históricos, sociais e culturais, através de suas publicações, para que o passado permaneça como espaço, não como tempo, e que o futuro seja preservado.

História do Anuário

O Anuário de Itajaí foi criado pelos jornalistas itajaienses Juventino Linhares e Jayme Fernandes Vieira em 1924 – esta primeira edição é hoje um volume raro e histórico. A publicação não teve continuidade, como era a intenção, até que em 1949, Marcos Konder e Silveira Júnior editaram mais uma vez o Anuário, também sem novas edições.

Em 1959 e 1960, os jornalistas Laércio Cunha e Silva e Roberto Mello de Faria publicaram mais duas edições do Anuário, a última em comemoração ao 1º centenário do Município de Itajaí. No ano de 1998, a publicação foi retomada pela Fundação Genésio Miranda Lins. Desde então, tornou-se um periódico imprescindível para a difusão dos conteúdos produzidos no município, nos campos da história, literatura e artes, que possibilitam o conhecimento e o reviver da cultura e memória.

___________________
Informações adicionais:
Fundação Genésio Miranda Lins
Telefone: (47) 3349-7573

Imagens relacionadas

Duas edições do Anuário de Itajaí serão lançadas nesta quarta-feira
Duas edições do Anuário de Itajaí serão lançadas nesta quarta-feira
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2021 - Município de Itajaí