Itajaí amplia grupos de vacinação contra a gripe influenza

Imunização ocorre nas unidades de saúde do município
Data de inclusão: 08/06/2021 18:34

O Município de Itajaí amplia os grupos que poderão se vacinar contra a gripe influenza a partir desta quarta-feira (9). A imunização é ofertada nas unidades básicas de saúde da cidade. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, 24.071 pessoas foram vacinadas contra a doença até o momento.

Fazem parte dos novos grupos contemplados com a vacina: pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, passageiros urbano e de longo curso, portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A população com comorbidades deverá comprovar que pertence ao grupo prioritário através de prescrição, laudo ou relatório médico, exames ou receitas de medicações de uso contínuo (válidas por um ano). Os demais profissionais precisam apresentar documento com foto, CPF ou Cartão SUS, holerite, carteira funcional e documento que comprove o vínculo ativo com a atividade realizada (declaração ou ofício).

Crianças maiores de seis meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas, professores, trabalhadores de saúde e idosos acima de 60 anos, que ainda não tomaram a vacina, podem continuar buscando a imunização.

Não é necessário agendamento para receber a vacina da influenza. Os grupos prioritários contemplados podem procurar a unidade básica de saúde mais próxima para realizar a imunização.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as pessoas que tomaram a primeira ou segunda dose da vacina contra a Covid-19 devem esperar 14 dias para serem imunizados contra a gripe. A imunização protege contra os vírus da influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B, prevenindo sintomas graves da doença, hospitalizações e óbitos.

Confira os grupos contemplados pela vacinação:

- Pessoas com comorbidades
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário, Passageiros Urbano e de Longo Curso
- Trabalhadores Portuários
- Forças de Segurança e Salvamento
- Forças Armadas
- Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade
- População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas

Comorbidades:

As categorias de risco clínico para vacina da gripe são: doenças respiratórias crônicas, doenças cardíacas crônicas, doenças renais crônicas, doenças hepáticas crônicas, doenças neurológicas crônicas, diabetes, imunossupressão, obesidade grau II, transplantados e portadores de trissomias.

Itajaí amplia grupos de vacinação contra a gripe influenza