Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Assistência Social de Itajaí faz campanha sobre erradicação do trabalho infantil

Materiais impressos sobre o tema serão distribuídos nos CRAS e CREAS
Data de inclusão: 04/06/2021 18:15

Para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 de junho, a Secretaria Municipal de Assistência Social vai distribuir a partir de segunda-feira (7) materiais impressos sobre o tema nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e demais equipamentos assistenciais.

A distribuição dos materiais segue até o dia 18 e neste ano, assim como em 2020 a ação educativa não terá eventos com aglomeração de pessoas, devido a pandemia de coronavírus (Covid-19). Panfletos estarão à disposição da população na recepção dos CRAS e CREAS.

A iniciativa, coordenada pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), pretende alcançar crianças, adolescentes e adultos, com a participação colaborativa de servidores da Assistência Social.

“Nossa campanha foi adaptada para a pandemia, tem o intuito de conscientizar e sensibilizar a comunidade sobre os riscos a que estão expostas nossas crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil”, ressalta Viviane Leila Martins, coordenadora do PETI.

O trabalho infantil é proibido para pessoas menores de 18 anos, por causar prejuízos graves ao desenvolvimento pleno de meninas e meninos. A exceção, segundo a legislação brasileira, é com relação ao trabalho do menor aprendiz. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em algumas atividades é permitida o trabalho para o maior de 14 anos, desde que a ocupação não cause dano à saúde do adolescente e que não seja realizada no período noturno (contrato de aprendizagem, artigo 428 da CLT).

Na cidade de Itajaí não há registro de trabalho infantil e para manter o índice a Secretaria de Assistência Social mantém o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil atuando com ações de prevenção e conscientização. As denúncias podem ser feitas através do Disque 100.

Dia de Combate ao Trabalho Infantil
Celebrado no dia 12 de junho, o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil foi instituído em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para conscientizar sociedade, trabalhadores, empregadores e governos do mundo todo contra o trabalho infantil. Este ano a OIT lançou uma campanha em parceria global Aliança “Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil”, com o objetivo de promover ações legislativas e práticas para erradicar o trabalho infantil em todo o mundo.

_______________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Assistência Social
(47) 3248-0800
 

Imagens relacionadas

Assistência Social de Itajaí faz campanha sobre erradicação do trabalho infantil
Assistência Social de Itajaí faz campanha sobre erradicação do trabalho infantil
Assistência Social de Itajaí faz campanha sobre erradicação do trabalho infantil
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí