Semana Municipal do Meio Ambiente encerra com atividades neste sábado (5)

Haverá inauguração da Trilha das Cotias e feiras de doação de mudas e adoção de animais
Data de inclusão: 04/06/2021 12:44

A Semana do Meio Ambiente 2021, promovida pelo Município de Itajaí por meio do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), encerra sua programação neste sábado (5), Dia Mundial do Meio Ambiente. Ao longo do dia, diversas ações serão realizadas para comemorar a data e reforçar a importância dos cuidados com o meio ambiente.

A programação do sábado começa com a feira de doação de mudas nativas, que ocorre das 8h às 12h, no Parque Natural Municipal do Atalaia e no Centro de Educação Ambiental (CEA), simultaneamente. Cada pessoa terá direito a levar uma muda de planta.

Em seguida, será inaugurada a Trilha das Cotias, que passou por revitalização. A primeira saída acontece às 8h30 no Parque Natural Municipal do Atalaia. Mais três saídas guiadas estão agendadas para ocorrer durante o período da manhã. Os grupos, que se inscreveram previamente com o INIS, são formados por no máximo 10 pessoas para manter as medidas de segurança e distanciamento social.

A equipe de técnicos ambientais do instituto também realiza, no sábado, a construção da cerca de proteção da vegetação costeira (restinga) e plantio de espécies nativas na Praia do Atalaia. O isolamento da área é necessário para garantir o desenvolvimento das mudas plantadas e regeneração natural, evitando danos à vegetação. Além disso, em parceria com Ambiental, será feita a limpeza da Praia do Atalaia e do Caminho de Xinxiang, que segue até o Molhe da Barra.

Para encerrar a programação do dia, a Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA) promove, das 13h30 às 16h30, uma feira de adoção de animais. A ação acontece no Parcão, primeiro parque público para animais em Itajaí, que fica localizado na Praça da Genésio Miranda Lins, na avenida Beira-Rio. Somente cachorros estarão disponíveis para adoção neste dia.

No domingo (6), a feira de adoção de animais acontece na sede UAPA, também das 13h30 às 16h30. Gatos e cachorros poderão ser adotados. É necessário apresentar um documento com foto e comprovante de residência para realizar a adoção. A unidade fica localizada na rua Manoel Bernardes, s/nº, bairro Itaipava.

Semana Municipal do Meio Ambiente encerra com atividades neste sábado (5)