Secretaria de Educação implanta projeto para reduzir consumo de copos plásticos

Iniciativa com servidores é alusiva à Semana Municipal do Meio Ambiente
Data de inclusão: 01/06/2021 15:40

Para reduzir o uso de copos plásticos e o impacto no meio ambiente, a Secretaria de Educação de Itajaí implantou o projeto “Mais Água, Menos Plástico” com os servidores públicos. Nesta terça-feira (1), os 150 profissionais que trabalham na sede administrativa receberam garrafas de água para utilizá-las no dia a dia e evitar o uso de copos descartáveis. A ação é alusiva a Semana Municipal do Meio Ambiente.

“Nossa intenção é, com o passar do tempo, eliminar os copos descartáveis da Secretaria de Educação. Dessa forma, evitaremos o acúmulo de resíduos sólidos no meio ambiente e a redução de recursos financeiros gastos com a aquisição desse material”, afirma a supervisora do programa de educação ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Adriana Bandeira.

A doação das garrafas foi feita através de uma parceria entre a Educação e a empresa APM Terminals, que também se comprometeu em instalar um ecoponto para descarte de recicláveis no prédio da secretaria. A previsão é de que até o mês de agosto, o ecoponto já esteja recebendo diversos resíduos, como óleo de cozinha usado, pilhas, baterias, lâmpadas e eletrônicos.

“Esse é apenas o início da nossa parceria. Depois queremos expandir o projeto “Mais Água, Menos Plástico” para as unidades de ensino, de forma gradativa, além de contemplar os espaços com coleta seletiva e programas de educação ambiental para os alunos”, comenta a analista de sistema de gestão integrada da APMT, Ana Cristina Exterkoetter.

Exposição e música ao vivo marcam a abertura das comemorações de 161 anos de Itajaí

Além do lançamento do projeto alusivo à Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Educação também deu largada, nesta terça-feira, às comemorações de aniversário de Itajaí, que completa 161 anos de emancipação político-administrativa no dia 15 de junho. O início dos festejos teve a inauguração da exposição “Bem-Vindo à Terra de Sol e Mar”, do Centro de Educação Integral (CEDIN) Ângela Dalçóquio, e música ao vivo com Bárbara Damásio e Amanda Patissi, que cantaram canções de compositores itajaienses.

A temática da exposição retrata uma das principais figuras itajaienses: o pescador. A mostra, que pode ser conferida no primeiro piso da Secretaria de Educação, foi realizada por profissionais e estudantes do Cedin, que utilizaram materiais recicláveis em toda produção.

“Além da temática do aniversário do Município, vamos realizar oficinas de cunho ambiental dentro do nosso centro de educação integral, como a confecção de uma maquete sobre energias limpas, produções com papel machê e até um comedouro para pássaros”, relata a diretora do CEDIN Ângela Dalçóquio, Gisele S. Pereira.

Secretaria de Educação implanta projeto para reduzir consumo de copos plásticos