Semana do Meio Ambiente 2021 começa neste domingo (31)

Abertura oficial será em frente ao Centreventos, às 8h30
Data de inclusão: 28/05/2021 16:55
A Semana do Meio Ambiente 2021, promovida pelo Instituto Itajaí Sustentável (INIS), inicia neste domingo (30). A ação é alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. A abertura oficial do evento ocorre às 8h30 de domingo no ecoponto instalado em frente ao Centreventos. No ato, haverá lançamento do programa Lixo Zero nas Escolas, entrega do Selo Verde, blitz educativa e limpeza da Beira-rio.

O programa Lixo Zero nas Escolas será lançado como uma ferramenta de conscientização nas escolas para mudar a forma de descarte e diminuir a produção de resíduos nas instituições. A iniciativa busca inserir a educação ambiental como tema articulado nas disciplinas obrigatórias do currículo escolar básico.

A entrega do Selo Verde será feita para três empresas do ramo da construção civil, sendo uma vencedora destaque. Outras duas empresas, que não fazem parte da área civil, receberão o certificado de práticas sustentáveis como incentivo. As empresas contempladas atingiram a pontuação mínima (60) de ações sustentáveis em empreendimentos.

O Selo Verde é uma premiação que contempla empresas que desempenham atividades com o menor impacto ambiental possível. A certificação torna público o comprometimento das entidades com medidas sustentáveis e redução de consumo de recursos naturais.

Além disso, o INIS promoverá uma blitz educativa em frente ao Centreventos, em parceria com a Guarda Ambiental, e uma ação de limpeza na avenida Beira-rio. No trabalho, serão separados resíduos recicláveis e não recicláveis.

Durante a semana, serão promovidas diversas atividades de educação ambiental e conscientização. Entre elas: lives, feiras de doação de mudas nativas e de adoção de animais, inauguração da Trilha das Cotias e limpeza da Praia do Atalaia e Caminho de Xinxiang.

Confira a programação completa:

Domingo (30/05)
8h30 - Abertura da Semana Municipal do Meio Ambiente 2021
8h30 - Entrega do Selo Verde
8h30 - Lançamento programa Lixo Zero nas Escolas
8h30 - Blitz educativa
8h30 às 11h - Limpeza da avenida Beira-Rio
Local: Ecoponto em frente ao Centreventos

Segunda-feira (31/05)
19h - Live “Gestão de resíduos sólidos durante a pandemia”
Convidados: Rafael Langella e Djulie Tavares (Projeto Somos do Mar), Camila Burigo (Univali) e representante da empresa Ambiental/Recicla Itajaí
Transmissão através do canal do Youtube do INIS

Quarta-feira (02/06)
19h - Live “Importância dos espaços verdes em tempos de pandemia”
Convidados: Andreia Peixer (Rota de Trilhas) e Rodrigo Bicudo (FAACI)
Transmissão através do canal do Youtube do INIS

Sábado (05/06)
8h às 12h - Feira de Doação de Mudas Nativas
Local: Parque Natural Municipal do Atalaia
OBS: Será doada uma muda de planta por pessoa

8h às 12h – Inauguração Trilha das Cotias
Local: Parque Natural Municipal do Atalaia e Centro de Educação Ambiental (CEA)
Duração: 1h
Saídas: 8h30 e 10h30 do Parque do Atalaia; e 9h30 e 11h30 do Centro de Educação Ambiental
OBS: É necessário realizar o agendamento prévio pelo telefone (47) 3349-7255. Recomenda-se que os participantes usem roupas leves, calçado adequado para trilhas e levem água.

8h às 12h - Atividades Educativas em parceria com a Univali
Local: Centro de Educação Ambiental (Rua Deputado Francisco Evaristo Canziani, 1225, Cabeçudas)

8h às 12h –  Recuperação ambiental de vegetação costeira (plantio e cercamento de proteção)
Limpeza da Praia do Atalaia e do Caminho de Xinxiang