Museus de Itajaí iniciam elaboração dos planos museológicos com oficina participativa

Primeira ação do planejamento ocorre nesta sexta-feira (28), no Teatro Municipal de Itajaí
Data de inclusão: 26/05/2021 16:01

A Fundação Genésio Miranda Lins realiza, nesta sexta-feira (28), das 14h às 17h30, uma oficina participativa sobre a elaboração dos planos museológicos de suas unidades: o Museu Histórico de Itajaí e o Museu Etno-Arqueológico de Itajaí. O encontro dará início ao processo de planejamento estratégico das unidades, como determina a Lei Federal de Estatuto de Museus, com explanação da proposta aos envolvidos e interessados.

O plano museológico consiste em uma ferramenta de planejamento estratégico, que contribui para ordenar e priorizar as ações a serem desenvolvidas pelo museu, e para a qualificação dos trabalhos realizados pelas unidades museais. As museólogas Daniele Rauber e Tayná Castro, servidoras efetivas da Fundação Genésio Miranda Lins, coordenarão os trabalhos da primeira oficina participativa.

O processo de elaboração deste plano envolve uma equipe multidisciplinar composta por gestores, museólogos, historiadores, arquitetos e outros profissionais. O diretor executivo da Fundação Genésio Miranda Lins, Fabrício Marinho, chama a atenção para a importância do engajamento de diversos atores neste processo: “O plano deve ser construído com a legítima e importante participação dos servidores das unidades, representantes da comunidade, associação de amigos, professores e da população em geral, que se relaciona de alguma forma com o museu”, observa Marinho.

A primeira etapa do plano contemplará o diagnóstico de todos os setores dos museus, com análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ao identificar os pontos de melhoria e potencialidades das instituições. Já na segunda etapa está prevista a elaboração de um conjunto de programas de metas que correspondem às áreas de trabalho do museu, no qual são elencados os projetos que indicam os objetivos estratégicos a serem atingidos.

Os planos, programas e projetos museológicos, em pauta e construção, estarão em consonância e seguirão as diretrizes da legislação federal referência para o setor, que são: a Lei 7.287/84, a Lei 11.904/2009 e o Decreto Nº 8.124/2013.

Oficina Museus de Itajaí: Diretrizes para a elaboração dos Planos Museológicos
Dia 28 de maio (sexta-feira), das 14h às 17h30
Hall do Teatro Municipal de Itajaí – Rua Gregório Chaves, 110, bairro Fazenda.
Aberta aos interessados e gratuita

____
Informações adicionais: