Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Museus de Itajaí iniciam elaboração dos planos museológicos com oficina participativa

Primeira ação do planejamento ocorre nesta sexta-feira (28), no Teatro Municipal de Itajaí
Data de inclusão: 26/05/2021 16:01

A Fundação Genésio Miranda Lins realiza, nesta sexta-feira (28), das 14h às 17h30, uma oficina participativa sobre a elaboração dos planos museológicos de suas unidades: o Museu Histórico de Itajaí e o Museu Etno-Arqueológico de Itajaí. O encontro dará início ao processo de planejamento estratégico das unidades, como determina a Lei Federal de Estatuto de Museus, com explanação da proposta aos envolvidos e interessados.

O plano museológico consiste em uma ferramenta de planejamento estratégico, que contribui para ordenar e priorizar as ações a serem desenvolvidas pelo museu, e para a qualificação dos trabalhos realizados pelas unidades museais. As museólogas Daniele Rauber e Tayná Castro, servidoras efetivas da Fundação Genésio Miranda Lins, coordenarão os trabalhos da primeira oficina participativa.

O processo de elaboração deste plano envolve uma equipe multidisciplinar composta por gestores, museólogos, historiadores, arquitetos e outros profissionais. O diretor executivo da Fundação Genésio Miranda Lins, Fabrício Marinho, chama a atenção para a importância do engajamento de diversos atores neste processo: “O plano deve ser construído com a legítima e importante participação dos servidores das unidades, representantes da comunidade, associação de amigos, professores e da população em geral, que se relaciona de alguma forma com o museu”, observa Marinho.

A primeira etapa do plano contemplará o diagnóstico de todos os setores dos museus, com análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ao identificar os pontos de melhoria e potencialidades das instituições. Já na segunda etapa está prevista a elaboração de um conjunto de programas de metas que correspondem às áreas de trabalho do museu, no qual são elencados os projetos que indicam os objetivos estratégicos a serem atingidos.

Os planos, programas e projetos museológicos, em pauta e construção, estarão em consonância e seguirão as diretrizes da legislação federal referência para o setor, que são: a Lei 7.287/84, a Lei 11.904/2009 e o Decreto Nº 8.124/2013.

Serviço
Oficina Museus de Itajaí: Diretrizes para a elaboração dos Planos Museológicos
Dia 28 de maio (sexta-feira), das 14h às 17h30
Hall do Teatro Municipal de Itajaí – Rua Gregório Chaves, 110, bairro Fazenda.
Aberta aos interessados e gratuita

____
Informações adicionais:
Fundação Genésio Miranda Lins
Telefone: (47) 3349-7573

Imagens relacionadas

Museus de Itajaí iniciam elaboração dos planos museológicos com oficina participativa
Museus de Itajaí iniciam elaboração dos planos museológicos com oficina participativa
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí