Município de Itajaí promove Semana do Meio Ambiente 2021

Abertura ocorre no domingo (30) no ecoponto instalado em frente ao Centreventos
Data de inclusão: 25/05/2021 13:46

O Município de Itajaí, por meio do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), promove a partir de domingo (30) a Semana do Meio Ambiente 2021. A programação é alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho) e contará com uma série de atividades de educação ambiental, lives, limpeza na Beira-rio, Praia do Atalaia e Caminhos de Xinxiang, inauguração de trilha, feiras de adoção de animais e de doação de mudas nativas, entre outras ações.

Com o tema “Cenário Ambiental em Tempos de Pandemia”, a Semana o Meio Ambiente será aberta no domingo (30), quando é celebrado o Dia Municipal do Lixo Zero, a partir das 8h30, no ecoponto localizado em frente ao Centreventos de Itajaí. Durante o ato será o lançado o programa Lixo Zero nas Escolas, que vai contemplar duas unidades escolares da cidade para implantação do projeto piloto. Haverá ainda entrega do Selo Verde para empresas certificadas.

Além disso, para marcar a data, será realizada blitz educativa em frente ao Centreventos. Uma equipe de técnicos ambientais do INIS também promove, das 8h30 às 11h de domingo, uma ação de limpeza na avenida na Beira-rio com separação dos resíduos recicláveis e não-recicláveis. As ações são previstas em lei municipal como forma de promoção da educação ambiental.

Cenário Ambiental em Tempos de Pandemia

A temática da Semana do Meio Ambiente 2021 “Cenário Ambiental em Tempos de Pandemia” convida a população a repensar os hábitos adotados em relação à educação ambiental, aos cuidados com os animais domésticos, à alimentação saudável e ao contato com a natureza durante esse período de restrições sociais. Para abordar o assunto, serão realizadas duas lives com convidados, às 19h, no canal de YouTube do INIS.

A programação de lives ocorre na segunda-feira (31) com o tema “Gestão de resíduos sólidos durante a pandemia” e na quarta-feira (2) sobre “Importância dos espaços verdes em tempos de pandemia”. Ao longo da semana, o INIS ainda divulgará vídeos educativos em suas redes sociais sobre fiscalização ambiental, cuidados com animais domésticos e o trabalho na Unidade de Acolhimento Provisório (UAPA), e ainda sobre o reaproveitamento de alimentos na produção de horta caseira.

“Muitas das reflexões feitas durante o período de isolamento decorrente da pandemia dizem respeito às questões ambientais. Este ‘pare’ que o destino nos reservou, colocou frente a frente o que temos como alternativas neste tempo de distanciamentos com aquilo que gostaríamos de ter. Pretendemos atuar exatamente nesta lacuna. É tempo de reconhecer esta possibilidade de (re)construção e iniciar uma nova etapa no segmento ambiental”, destaca o diretor do INIS, Vilson Sandrini.

Dia do Meio Ambiente

A semana encerra no sábado (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, com uma série de atividades. Uma delas é a inauguração da Trilha das Cotias, das 8h às 12h. Para estimular a população a conhecer o local, serão ofertadas quatro saídas guiadas ao longo do dia: duas do Parque Natural do Atalaia em direção ao Centro de Educação Ambiental (CEA) e duas no caminho inverso.

Para fazer a trilha, a população deverá fazer agendamento prévio com o INIS pelo telefone (47) 3349-7255. O número de participantes é limitado para manter as medidas de segurança e o distanciamento entre as pessoas durante o trajeto.

No sábado (5), o Município também fará a limpeza da Praia do Atalaia e do Caminho do Xinxiang. Além desta ação, será realizada a construção da cerca de proteção da vegetação costeira (restinga) e plantio de espécies nativas.

Confira a programação completa da Semana do Meio Ambiente de Itajaí:

Domingo (30/05)

8h30 - Abertura da Semana Municipal do Meio Ambiente 2021
8h30 - Entrega do Selo Verde
8h30 - Lançamento programa Lixo Zero nas Escolas
8h30 - Inauguração do Ecoponto
8h30 - Blitz educativa
8h30 às 11h - Limpeza da avenida Beira-Rio

Local: Ecoponto em frente ao Centreventos

Segunda-feira (31/05)

19h - Live “Gestão de resíduos sólidos durante a pandemia”
Convidados: Rafael Langella e Djulie Tavares (Projeto Somos do Mar), Camila Burigo (Univali) e representante da empresa Ambiental/Recicla Itajaí
Transmissão através do canal do Youtube do INIS

Quarta-feira (02/06)

19h - Live “Importância dos espaços verdes em tempos de pandemia”
Convidados: Andreia Peixer (Rota de Trilhas) e Rodrigo Bicudo (FAACI)
Transmissão através do canal do Youtube do INIS

Sábado (05/06)

8h às 12h - Feira de Doação de Mudas Nativas
Local: Parque Natural Municipal do Atalaia e Centro de Educação Ambiental (CEA)
OBS: Será doada uma muda de planta por pessoa

8h às 12h – Inauguração Trilha das Cotias
Local: Parque Natural Municipal do Atalaia e Centro de Educação Ambiental (CEA)
Duração: 1h
Saídas: 8h30 e 10h30 do Parque do Atalaia; e 9h30 e 11h30 do Centro de Educação Ambiental
OBS: É necessário realizar o agendamento prévio pelo telefone (47) 3349-7255. Recomenda-se que os participantes usem roupas leves, calçado adequado para trilhas e levem água.

8h às 12h - Atividades Educativas em parceria com a Univali
Local: Centro de Educação Ambiental (Rua Deputado Francisco Evaristo Canziani, 1225, Cabeçudas)

8h às 12h –  Recuperação ambiental de vegetação costeira (plantio e cercamento de proteção)
Limpeza da Praia do Atalaia e do Caminho de Xinxiang