Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Gestantes e puérperas com comorbidades começam a ser vacinadas na terça-feira

Imunização será na sala volante do Centreventos
Data de inclusão: 15/05/2021 11:26

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, inicia na próxima terça-feira (18) a vacinação contra Covid-19 para gestantes e puérperas com comorbidades. A imunização ocorrerá na sala volante do Centreventos, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. Poderão se vacinar gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), com 18 anos ou mais, que se enquadrem em uma das 22 comorbidades consideradas pelo Ministério da Saúde para vacinação.

Este grupo poderá procurar a sala volante a partir de terça (18) para se vacinar, sem agendamento prévio. Inicialmente, será ofertada a vacina Coronavac. É necessário apresentar no momento da aplicação da dose uma declaração médica informando a comorbidade e que a gestante ou puérpera está apta a receber a vacina.

Pessoas com Síndrome de Down

O Município também iniciou na quinta-feira (13) a imunização de pessoas com Síndrome de Down que frequentam instituições da cidade. Para as demais pessoas deste grupo prioritário, que não freqüentam instituições, a vacinação estará disponível, a partir de terça-feira (18), na sala volante do Centreventos. O horário de atendimento é das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. Para se vacinar, é necessário apresentar declaração médica comprovando a condição. Não é preciso agendamento.

Comorbidades contempladas na vacinação contra Covid-19:

Conforme o Ministério da Saúde, para vacinação contra Covid-19 são consideradas as seguintes comorbidades: Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndrome coronarianas; Valvopatias; Miocardites e Pericardiopatias; Doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida; Síndrome de down; e Cirrose hepática.

No final da página, está disponível para download o detalhamento das comorbidades. 

Imagens relacionadas

Gestantes e puérperas com comorbidades começam a ser vacinadas na terça-feira
Gestantes e puérperas com comorbidades começam a ser vacinadas na terça-feira
Gestantes e puérperas com comorbidades começam a ser vacinadas na terça-feira
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí