Itajaí inaugura uma nova fase da iluminação pública

Programa Itajaí mais Iluminada implanta luminárias de LED em quase 70 quilômetros de avenidas, ruas, praias e praças
Data de inclusão: 11/05/2021 09:18

Uma Itajaí mais Iluminada é o objetivo do programa de mesmo nome responsável pela troca de pontos de iluminação pública por luminárias de tecnologia de LED. Ruas mais seguras, praças, parques e praias com iluminação tal como na luz do dia e uma economia nos custos da energia elétrica. Estes são alguns dos benefícios que já podem ser vistos em alguns pontos de Itajaí. Hoje, são mais de mil lâmpadas e refletores instalados em quase 70 quilômetros de vias e mais de 100 quilômetros de cabeamento de cobre.

Mais do que a substituição por uma tecnologia moderna, as lâmpadas em LED trazem maior eficiência na iluminação de ruas, avenidas, praças e praias do Município de Itajaí. O programa da Secretaria Municipal de Obras substituirá todas as luminárias em áreas públicas da cidade nos próximos anos.

As ruas José Siqueira e Vereador Abílio Otávio do Canto, no bairro Ressacada, e a avenida Osvaldo Reis, na Fazenda, são os locais da cidade que, recentemente, receberam a transformação na qualidade e já se pode ver a melhoria na reprodução de cores e uniformidade da iluminação. O morro Cortado, que sofria com constantes apagões pela queima de luminárias, terá mais segurança para pedestres, ciclistas e motoristas.

São 13 bairros já contemplados com trechos de nova iluminação em LED: Centro, Cordeiros, Barra do Rio, Fazenda, Espinheiros, São Roque, São Roque, São João, São Judas, Vila Operária, Ressacada, São Vicente, Cabeçudas e Praia Brava.

“O LED é a melhor opção do mercado: tem durabilidade e resistência maior que qualquer outra opção em luminária. Não vamos mais precisar ocupar tanto as equipes com trocas de lâmpadas no postes, além da economia gerada pelo baixo consumo de energia”, avalia o secretário de Obras de Itajaí, Marcio José Gonçalves, Dedé.

Com a aplicação dos novos equipamentos é esperada uma economia de energia elétrica pela troca das luminárias de quase 200 mil kWh/mês. A medida faz com que o Município de Itajaí deixe de emitir quase 60 toneladas de CO² todos os meses na atmosfera.

Ampliação da rede de iluminação elétrica
Desde 2017, o Município de Itajaí ampliou a rede de iluminação pública em mais de 43 quilômetros. Ao todo, 86 locais receberam as melhorias. Em sua maioria, as ações contemplaram as regiões rurais de Itajaí, como é o caso da comunidade do Brilhante que esperava há anos por luz nas estradas e ganhou cerca de 20 quilômetros de rede de iluminação pública.

Novos pontos
Outros 3.670 pontos de iluminação em LED serão comprados pela Secretaria Municipal de Obras. Serão 61 ruas e avenidas contempladas no pacote de melhorias com o sistema moderno e sustentável nos bairros Fazenda, São Judas, Cordeiros, São Vicente, Cidade Nova, Centro, Dom Bosco, São João, Barra do Rio, Itaipava, Vila Operária, Salseiros e Murta.

Itajaí inaugura uma nova fase da iluminação pública