Município de Itajaí amplia integração com as forças de segurança

Acesso ao sistema nacional denominado Córtex vai proporcionar maior segurança aos cidadãos
Data de inclusão: 03/05/2021 11:25

O Município de Itajaí firmou parceria com os governos federal e estadual para ter acesso ao Córtex, Sistema Federal do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Desenvolvido pela Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), o sistema tem como objetivo integrar os órgãos de segurança a nível federal e será mais um mecanismo utilizado no combate ao crime, para proporcionar maior segurança aos cidadãos itajaienses.

"Cada vez mais o Município busca a integração com as demais forças de segurança como Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal que contribuem muito para a segurança dos itajaienses. Com essa nova ferramenta poderemos, por exemplo, buscar com mais eficácia um veículo furtado ou roubado. Desde a última sexta-feira (30) passamos a acessar o sistema e com certeza, vai colaborar muito para o trabalho desenvolvido na nossa Central de Operações Integradas (COI)", ressalta o secretário de Segurança Pública de Itajaí, Rui Garcia.

O Córtex é utilizado para cadastro de indicadores de produtividade das ações policiais, operações, modelagem de atividades e ações que permitem o acompanhamento de operações em tempo real. A integração de informações de monitoramento urbano permite a detecção de veículos com indicativo criminal registrado, como furto e roubo para emprego exclusivo nas atividades de segurança pública para repressão ao crime organizado e criminalidade violenta.

"Depois de verificarmos que municípios como São Paulo e Rio de Janeiro estavam muito a frente devido ao fato da utilização deste sistema iniciamos as tratativas para ter acesso ao Córtex. Sem dúvida o serviço de inteligência somado ao uso de sistemas integrados às forças de segurança só trazem benefícios para os órgãos públicos e aos munícipes, pois aumentam não só a sensação de segurança, mas a própria segurança efetivamente com a prevenção de delitos e inúmeras prisões", explica o coordenador da Central de Operações Integradas (COI), Marcelo Luiz Szynkaruk Júnior.

Município de Itajaí amplia integração com as forças de segurança