Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

INIS presta auxílio a cachorro atacado por pitbull

O órgão atende através de denúncias de maus tratos e atendimento aos animais de rua
Data de inclusão: 30/04/2021 18:42

O Instituto Itajaí Sustentável (INIS), prestou auxílio a um cachorro de rua que foi atacado por um pitbull no último domingo (25). Após o ocorrido, o INIS encaminhou o animal, conhecido como Negão, para uma clínica veterinária que prestou ajuda. O cão já foi devolvido, após a fase inicial de recuperação da cirurgia, aos responsáveis nesta sexta-feira (30).

Apesar de Negão ser um cachorro de rua, a classificação estabelecida pelo INIS o considera como um cachorro comunitário. Os moradores da rua Vereador Pedro João de Souza Filho, no bairro Santa Regina, adotaram e cuidam do animal há sete anos. Após o ocorrido, os técnicos do instituto buscaram o animal e o encaminharam até um cirurgião veterinário. Durante a recuperação, o animal ficará aos cuidados dos moradores da comunidade em que faz parte.

O INIS opera através nas denúncias de maus tratos e no atendimento de animais de rua, ou seja, que não possuem proprietário. Após os pedidos de resgate, é feita uma vistoria, com acompanhamento de médico veterinário, para checagem se os animais estão dentro dos critérios de legislação municipal. Caso o animal se enquadre, é prestado apoio. Já nas denúncias de maus tratos, o atendimento é feito juntamente com a Guarda Municipal Ambiental.

O Instituto Itajaí Sustentável reforça que é proibido, através da Lei Nº 5527/2010, animais considerados ferozes estarem soltos em via pública. Os donos são diretamente responsáveis por quaisquer danos que estes animais de estimação possam causar.

Denúncias de maus tratos

Denúncias de maus tratos aos animais devem ser feitas para a Diretoria de Defesa e Promoção dos Direitos dos Animais, junto ao INIS. Os registros podem ser feitos pessoalmente na sede do instituto ou através do site inis.itajai.sc.gov.br.

O telefone do plantão (47) 98857-2144 atende das 8h às 19h (todos os dias) pedidos de recolhimentos de animais de rua, em casos de acidentes, ou maus tratos. De segunda a sexta-feira, das 13h às 19h o atendimento também é realizado através do (47) 3348-8031.

A Guarda Municipal Ambiental (GAMF) também recebe denúncias através do telefone 153. Os guardas atuam em todos os tipos de ocorrências que envolvem animais domésticos, domesticáveis e silvestres, além de orientar e conscientizar a população. 

Imagens relacionadas

INIS presta auxílio a cachorro atacado por pitbull
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2021 - Município de Itajaí