Mutirão de limpeza chega ao bairro São Vicente

Quase 200 caminhões de lixo foram retirados do Cidade Nova e São Judas nos primeiros sete dias de trabalho
Data de inclusão: 27/04/2021 17:56

O mutirão de limpeza do Município de Itajaí já retirou quase 200 caminhões de lixo das ruas, calçadas e terrenos dos bairros Cidade Nova e São Judas. A ação é de combate ao mosquito transmissor da dengue. Nesta semana o foco dos trabalhos da força-tarefa será o bairro São Vicente. O serviço é encampado pela parceria entre as secretarias Municipal de Obras e Saúde, por meio da Gerência de Controle de Zoonoses.

Quase 30 pessoas – entre agentes de endemias e trabalhadores da Obras –, duas escavadeiras e seis caminhões estão empenhados com exclusividade para a realização das limpezas de terrenos e calçadas. A ação tem como objetivo eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. As ações serão intensificadas com a vistoria dos agentes de endemias e a aplicação de inseticida durante o período noturno. Itajaí registrou neste início de 2021, um aumento exponencial de casos de dengue, conforme divulgado no boletim epidemiológico mensal.

Ação de limpeza e conscientização
A ação retira o lixo em Itajaí, orienta as comunidades na eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor e também alerta para a destinação correta de eliminação dejetos. O secretário de Obras, Márcio José Gonçalves (Dedé), lembra das repetidas ações de mutirão de limpeza nos bairros da cidade e do quanto o Município de Itajaí gasta nessas ações. “Vamos colocar as equipes de trabalho nesse mutirão pela necessidade de saúde pública, mas, ao mesmo tempo, essas máquinas e trabalhadores poderiam estar atuando na recuperação de ruas e embelezamento da cidade”, destaca Dedé. Além disso, a Secretaria de Obras conta o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) em seu pátio no bairro São João que recebe até um metro cúbico de resíduo.

Para denunciar
O Município de Itajaí orienta aos moradores para eliminarem os depósitos que podem acumular água de forma correta e receber o agente de endemias para orientação. O cidadão pode auxiliar com denúncias de focos de dengue e despejo de lixo irregular. Em casos de foco de dengue, o telefone é 3249-5573. O lixo jogado em terrenos é considerado crime e poder ser denunciado à Guarda Ambiental Municipal no telefone 153.

Mutirão de limpeza chega ao bairro São Vicente