Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Mutirão de limpeza chega ao bairro São Vicente

Quase 200 caminhões de lixo foram retirados do Cidade Nova e São Judas nos primeiros sete dias de trabalho
Data de inclusão: 27/04/2021 17:56

O mutirão de limpeza do Município de Itajaí já retirou quase 200 caminhões de lixo das ruas, calçadas e terrenos dos bairros Cidade Nova e São Judas. A ação é de combate ao mosquito transmissor da dengue. Nesta semana o foco dos trabalhos da força-tarefa será o bairro São Vicente. O serviço é encampado pela parceria entre as secretarias Municipal de Obras e Saúde, por meio da Gerência de Controle de Zoonoses.

Quase 30 pessoas – entre agentes de endemias e trabalhadores da Obras –, duas escavadeiras e seis caminhões estão empenhados com exclusividade para a realização das limpezas de terrenos e calçadas. A ação tem como objetivo eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. As ações serão intensificadas com a vistoria dos agentes de endemias e a aplicação de inseticida durante o período noturno. Itajaí registrou neste início de 2021, um aumento exponencial de casos de dengue, conforme divulgado no boletim epidemiológico mensal.

Ação de limpeza e conscientização
A ação retira o lixo em Itajaí, orienta as comunidades na eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor e também alerta para a destinação correta de eliminação dejetos. O secretário de Obras, Márcio José Gonçalves (Dedé), lembra das repetidas ações de mutirão de limpeza nos bairros da cidade e do quanto o Município de Itajaí gasta nessas ações. “Vamos colocar as equipes de trabalho nesse mutirão pela necessidade de saúde pública, mas, ao mesmo tempo, essas máquinas e trabalhadores poderiam estar atuando na recuperação de ruas e embelezamento da cidade”, destaca Dedé. Além disso, a Secretaria de Obras conta o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) em seu pátio no bairro São João que recebe até um metro cúbico de resíduo.

Para denunciar
O Município de Itajaí orienta aos moradores para eliminarem os depósitos que podem acumular água de forma correta e receber o agente de endemias para orientação. O cidadão pode auxiliar com denúncias de focos de dengue e despejo de lixo irregular. Em casos de foco de dengue, o telefone é 3249-5573. O lixo jogado em terrenos é considerado crime e poder ser denunciado à Guarda Ambiental Municipal no telefone 153. 

Imagens relacionadas

Mutirão de limpeza chega ao bairro São Vicente
Mutirão de limpeza chega ao bairro São Vicente
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí