Plano de Desenvolvimento Econômico de Itajaí apresenta ações em cinco eixos estratégicos

Tecnologia da Informação e Educação, Construção Civil, Operação e Logística, Turismo, Comércio Varejista e Economia Criativa, e Economia do Mar e Metalmecânica são os eixos
Data de inclusão: 26/04/2021 17:23

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal de Itajaí (PEDEM), desenvolvido em parceria com o empresariado local e entidades representativas do município, identifica e planeja ações de fomento econômico para os próximos 10 anos na cidade. O documento foi apresentado à comunidade na última semana e faz parte do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC, que iniciou em 2019 em Itajaí.

O plano conta com cinco eixos estratégicos, sendo eles: Tecnologia da Informação e Educação, Construção Civil, Operação e Logística, Turismo, Comércio Varejista e Economia Criativa, e Economia do Mar e Metalmecânica. Os eixos foram definidos a partir de um diagnóstico, tendo em vista os setores que mais contribuem para o desenvolvimento da economia do município.

Entre as ações já realizadas está a adequação do canal de acesso à bacia de evolução, para atender os novos navios que operam na costa brasileira, liberação de manobras noturnas, e a implementação do sistema carrossel no Porto de Itajaí, propiciando mais entradas e saídas de caminhões liberando a logística do tráfego urbano. Uma das estratégias presentes no documento é a oferta de cursos da Capitania dos Portos, com testes de CPI para PPI na continuidade de carreira, que devem ser realizados ainda esse ano. A Secretaria Municipal de Turismo também criou o site Visite Itajaí, para sistematizar os pontos turísticos, e realizou cursos de qualificação juntamente com o Senac para atendimento e informações turísticas.

Segundo o Gerente Regional do Sebrae da Foz, Alcides Sgrott Filho, o município de Itajaí está em constante movimento e o PEDEM contribui para fortalecer o crescimento econômico da cidade. “O Plano é um importante instrumento para direcionar as ações de desenvolvimento aos setores que mais rendem economicamente, atraindo novos investidores e fortalecendo os negócios locais”, ressalta.

O documento pode ser consultado no link: sebrae.sc/pedem-itajai.