Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Semasa é o único representante da América Latina em conferência global sobre saneamento

Autarquia apresentará o uso da tecnologia no gerenciamento da rede de abastecimento em Itajaí
Data de inclusão: 26/04/2021 16:30

O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura, Semasa de Itajaí, representará o Brasil em conferência internacional sobre saneamento. Convidado pela London Business Conferences Group, do Reino Unido. A autarquia municipal será o único órgão da América Latina na apresentação do uso de tecnologias. O Congresso Mundial de Inovação e Inteligência Artificial em Sistemas de Abastecimento de Água 2021 (do inglês Global Water A.I. & Data Usage Innovation) será nesta terça (27) e quarta-feira (28) e reunirá representantes da Europa, África e América.

Tecnologia em favor da eficiência
O diretor de Saneamento Victor Silvestre representará o Semasa no evento. Silvestre é engenheiro sanitarista e falará sobre a tecnologia para gerenciar a rede de abastecimento, reduzir os vazamentos e melhorar a qualidade dos serviços. Sua contribuição terá 35 minutos de duração e será aberta para perguntas dos participantes. Em função das medidas de restrição, o evento ocorrerá on-line, o que permitirá que o case de Itajaí seja acompanhado em todo o mundo.

“No Semasa temos atuado fortemente na modernização do sistema de abastecimento, com uso de tecnologias que nos permitem monitorar a operação e os problemas, remotamente, através de um sistema combinado de rádio e fibra ótica que subsidia o sistema de telemetria. Esse é um dos trabalhos que serão apresentados na conferência global”, diz o diretor.

O sistema de controle de telemetria do Semasa funciona de duas maneiras. Uma delas monitora a distribuição de água, identifica falhas e opera o sistema de bombeamento à distância, com apoio de operadores. A autarquia também utiliza sistemas combinados com o apoio de programação, que atuam no bombeamento de água, de forma automática, sem o auxílio humano.

Isso significa que o software identifica automaticamente as leituras de pressão no sistema e controla o bombeamento de água, para que os níveis de pressão estabelecidos sejam mantidos até o consumidor. Com isso, o Semasa consegue agir rapidamente em casos de vazamento, além de regular melhor a pressão, evitando perdas e possibilitando uma melhor prestação de serviço.

Após a realização do evento, o conteúdo ministrado será disponibilizado no site do Semasa, para que os consumidores tenham acesso livre. “É uma honra receber este reconhecimento e poder representar Itajaí e a autarquia em um congresso mundial, na presença de profissionais de diversas partes do mundo, para mostrar o que temos feito para aprimorar o saneamento e consequentemente a vida das pessoas”, completa.

O evento internacional
O Congresso Mundial de Inovação e Inteligência Artificial em Sistemas de Abastecimento de Água reunirá representantes de companhias de saneamento de Madri (Espanha), Cidade do Cabo (África do Sul), Melbourne (Austrália), Porto (Portugal), Manila (Filipinas) e, pelo menos cinco companhias do Reino Unido, entre elas uma companhia escocesa, já estão confirmados como palestrantes.

As conferências online tratarão da otimização de rede, gerenciamento de demanda, detecção de vazamento, monitoramento de pressão e qualidade da água. 

Imagens relacionadas

Semasa é o único representante da América Latina em conferência global sobre saneamento
Semasa é o único representante da América Latina em conferência global sobre saneamento
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2021 - Município de Itajaí