Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

MP aceita manutenção do recesso escolar da Rede Municipal de Ensino de Itajaí

No despacho, órgão solicita que as aulas retornem no mês de maio
Data de inclusão: 20/04/2021 17:00

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) aceitou a justificativa apresentada pelo Conselho Municipal de Educação (COMED) sobre a antecipação do recesso escolar na Rede Municipal de Ensino de Itajaí. Em ofício enviado ao conselho, o órgão pede que as aulas retornem no começo de maio e que sejam detalhadas todas as medidas (especialmente sanitárias) que estão sendo adotadas para a retomada. A Secretaria Municipal de Educação ficou responsável pela elaboração do documento ao órgão. Conforme o COMED, os estudantes voltam às unidades escolares no dia 3 de maio (segunda-feira).

Após o início do recesso antecipado, em 1º de abril, o MPSC solicitou explicações ao COMED e chegou a recomendar a volta imediata das aulas ou a redução do período do recesso. O conselho esclareceu que a antecipação não traria prejuízos pedagógicos e que o cumprimento dos 200 dias letivos está garantido com as alterações feitas no calendário escolar para compensação, conforme resolução 004/2021. Entre elas: conselhos de classe e formações em horários alternativos, suspensão de ponto facultativo (28 de outubro), prorrogação do ano letivo até 20 de dezembro e inclusão de quatro sábados do ano como dias letivos.

“Num contexto de economia fragilizada, de saúde emocional fortemente abalada em adultos e crianças, de saúde física impactada diretamente pela Covid-19 e suas sequelas, de perdas de vidas que tornam vários de nossos educandos órfãos ou com perda de outros familiares, com toda certeza o recesso escolar antecipado é o menor dos fatores que influencia negativamente nos processos educacionais, motivo pelo qual a reconfiguração do calendário escolar que antecipa o recesso não pode ser caracterizada como o vilão da história”, destacou o presidente do COMED, Silvano Pedro Amaro, em ofício encaminhado ao MP. 

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí